Nesta quinta-feira, 3 de agosto, das 16 as 17hs no Hall da Reitoria da UFSC, haverá o lançamento do livro “Antropologia, Gênero e Educação em Santa Catarina”, financiado com recursos da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
Organizado pelas professoras Tânia Welter, Miriam Pillar Grossi e Mareli Eliane Graupe, o livro traz resultados do projeto homônimo contemplado na última chamada pública do PRONEM (Programa de Apoio a Núcleos Emergentes), realizada pela FAPESC em parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para apoiar pesquisadores que tenham destaque na sua área de conhecimento, aproximando-os do nível de excelência. Os trabalhos foram coordenados pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) da UFSC
(Universidade Federal de Santa Catarina) com equipes de pesquisa da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), UNIPLAC (Universidade do Planalto Catarinense) e UNISUL ((Universidade do Sul de Santa Catarina), vinculadas a cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Sociais e Educação.
Os artigos publicados ilustram os principais temas e objetos de estudo desenvolvidos no projeto e foram escritos por Emilia Haline Dutra, Lino Gabriel Nascimento dos Santos, Miriam Pillar Grossi, Daniel Machado da Conceição e Jaison José Bassani da UFSC, Adriana Zomer de Moraes, Tânia Mara Cruz e Gabriela da Silva da UNISUL, Clecí Terezinha Lima de Lins, Mareli Eliane Graupe, Lucia Aulete Burigo Sousa e Lúcia Helena Matteucci da UNIPLAC, Tarcisio Brighenti, Rafael Fernando Lewer, Maria Alice Canzi Ames e Tânia Welter da UFFS.
A formação de estudantes e professores e violências de gênero, homo-lesbo-transfobia e racismo no espaço escolar são os dois grandes eixos temáticos do livro, que traz o resultado de investigações e atividades desenvolvidas em escolas e universidades. Buscando entender os complexos processos de formação e (re)produção de valores sociais no campo da Educação, os textos publicados contribuem para o conhecimento da escola neste momento em que observamos grandes transformações sociais na sociedade brasileira.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC