
Com infraestrutura moderna e equipamentos de última geração, o novo Laboratório de Águas Vale do Itajaí Mirim amplia a capacidade científica da região e reforça a sustentabilidade hídrica no Vale do Itajaí. (Fotos: Leonardo Ferreira Barbosa)
Com investimento de R$ 2,45 milhões do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), foi inaugurado nesta quinta-feira, 13 de novembro, no Centro Universitário da Fundação Educacional de Brusque (Unifebe), o Laboratório de Águas Vale do Itajaí Mirim. A estrutura, viabilizada com recursos do Programa MultiLab SC, integra uma iniciativa que fortalece a infraestrutura científica em todas as regiões do estado.
O novo espaço amplia a capacidade de análise e monitoramento da qualidade da água no Vale do Itajaí, apoiando pesquisas voltadas à detecção de metais pesados, hormônios e medicamentos na bacia hidrográfica. O laboratório dá suporte ao projeto “Mapeamento e Acompanhamento da Qualidade da Água do Rio Itajaí Mirim”, que busca identificar e acompanhar fontes de contaminação e contribuir para o desenvolvimento sustentável e a gestão hídrica da região.

No ato, representando o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação, Valeska Daniela Tratsk, destacou que a inauguração do laboratório dedicado às águas é uma resposta direta a uma das necessidades mais urgentes da região. Valeska enfatizou que em Brusque e em todo o Vale do Itajaí, a gestão da qualidade da água, o monitoramento dos rios e a prevenção de impactos ambientais são temas que fazem parte do dia a dia da população, das prefeituras e das indústrias.
“Entregar um espaço como este — equipado com tecnologia de ponta e financiado pelo edital MultiLab — significa fortalecer a capacidade local de gerar conhecimento, diagnóstico e soluções. Este laboratório não vai apenas apoiar pesquisas; ele vai ajudar a proteger nossos recursos hídricos, qualificar a tomada de decisão e ampliar a segurança ambiental da região. A entrega do laboratório simboliza o compromisso do Governo do Estado, sob a liderança do governador Jorginho Mello, em levar ciência e inovação para perto das realidades locais e demonstrar como o investimento público pode gerar resultados concretos para o meio ambiente e a sociedade. Este laboratório mostra, na prática, o que significa fazer inovação a partir das demandas regionais”, diz.

De acordo com a reitora da Unifebe, Rosemari Glatz, a criação do laboratório representa um marco para o desenvolvimento científico e ambiental da região, ao ampliar a capacidade de pesquisa e monitoramento da qualidade da água.
“Brusque e região abrigam um dos principais parques têxteis de Santa Catarina, grandes poluidores, aos quais se somam outros setores, como o metalomecânico e o de alimentos — situação agravada pela ausência de tratamento de esgoto sanitário. Com o apoio concedido pela Fapesc, por meio do Programa MultiLab, a Unifebe ampliou sua capacidade de análise da qualidade da água, utilizando tecnologias de ponta para detectar metais pesados, hormônios e fármacos. Esse investimento público fortalece a pesquisa, fomenta parcerias institucionais e contribui diretamente para a gestão hídrica e o desenvolvimento sustentável do Vale do Itajaí-Mirim”, explica.
Sobre o laboratório

Com 72 metros quadrados, o Laboratório de Águas Vale do Itajaí Mirim é voltado ao tratamento de água e efluentes, análises químicas avançadas, monitoramento ambiental e desenvolvimento de tecnologias para gestão hídrica.
O investimento, realizado por meio do Programa MultiLab SC da Fapesc, permitiu a aquisição de equipamentos de alta precisão, tecnologias de sensoriamento remoto e reagentes essenciais para análises. Entre os principais equipamentos estão o drone DJI Matrice 350 RTK, o espectrofotômetro de absorção atômica SHIMADZU AA-7800F/AAC, o cromatógrafo em fase gasosa SHIMADZU GC-2050 e o espectrômetro de massas triplo quadrupolo SHIMADZU LCMS-8045.



Segundo a coordenadora do projeto, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, o apoio da Fapesc foi decisivo para elevar o patamar científico da instituição e ampliar o alcance das pesquisas na região.
“Com os recursos recebidos, o laboratório passou a contar com equipamentos modernos capazes de identificar contaminantes emergentes, metais pesados e compostos orgânicos com precisão e confiabilidade. Isso eleva o nível das pesquisas realizadas na região e contribui para orientar ações de gestão ambiental e saúde pública. O apoio da Fapesc também fortalece parcerias com instituições como a Defesa Civil e a Prefeitura de Brusque, além de impulsionar a formação de estudantes e pesquisadores, consolidando o Vale do Itajaí como polo de referência em monitoramento hídrico e sustentabilidade ambiental”, pontua.
Além disso, complementa a coordenadora, o projeto tem caráter multidisciplinar, sendo desenvolvido por pesquisadores doutores e acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Química da Unifebe.
Sobre o MultiLab SC
Os laboratórios integram o Programa MultiLab SC, que, por meio do edital 15/2023, selecionou projetos voltados ao uso compartilhado de espaços laboratoriais nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, Saúde e Engenharias. As iniciativas estão alinhadas a temas estratégicos definidos pelo Governo do Estado, como Saúde Única (One Health), Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos.
Com investimento total de R$ 111 milhões, o edital contemplou 50 projetos de 19 instituições de ensino superior distribuídas por todas as regiões catarinenses, incluindo cidades como Blumenau, Brusque, Chapecó, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Mafra e São Miguel do Oeste. Os recursos serão aplicados na modernização da infraestrutura laboratorial, aquisição de equipamentos e fomento à pesquisa científica de ponta em Santa Catarina.
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Gizely Campos / gizely.campos@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (47) 99104-6738