
Edital será lançado pela Fapesc nesta quarta-feira, durante Seminário Pró-Pesquisa 2025, na sede da Fiesc. (Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Arquivo/Secom)
O desenvolvimento de pesquisas voltadas para temas estratégicos de defesa da soberania nacional receberá um incentivo de R$ 6 milhões do Governo do Estado, com o lançamento nesta quarta-feira, 17, de um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A edição de 2025 do Programa de Estímulo à Tecnologia de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais será apresentada oficialmente durante o Seminário Pró Pesquisa 2025, que ocorrerá na sede da Fundação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis.
O edital será lançado pelo presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, a partir das 10h30, dentro da programação do primeiro dia do Seminário Pró-Pesquisa. O evento ocorre anualmente e visa divulgar pesquisas desenvolvidas no âmbito do Sistema de Educação e Cultura do Exército (Secex) e promover o intercâmbio entre instituições e meio acadêmico.
A chamada pública foi construída pela Fapesc com a colaboração do Departamento de Educação e Cultural do Exército (Decex), ligado ao Ministério da Defesa e das Forças Armadas – a definição das linhas de pesquisa foi feita a partir das necessidades apontadas por órgãos de defesa. O fomento do edital é proveniente de recursos oriundos do orçamento da Fapesc.
Voltado para pesquisadores vinculados a instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICTIs) públicas e privadas sem fins lucrativos localizadas em Santa Catarina, o edital da Fapesc vai fomentar projetos de pesquisa com até R$ 500 mil cada. Serão selecionadas propostas em temas como eletrônica aplicada, materiais, telecomunicações, robótica, robótica móvel, sensoriamento avançado, Inteligência Artificial e demais tecnologias dadas como prioritárias para construção de base de conhecimento na área de defesa nacional e que estejam dentro das linhas de pesquisa contempladas pelo edital.
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (49) 98878-7828