Governador Colombo recebe homenagem em evento mundial de empresas juniores

O governador Raimundo Colombo foi homenageado nesta quarta-feira, 20, na abertura do JEWC 2016 – Junior Enterprise World Conference, evento que reúne em Florianópolis empresas juniores de diferentes países até o próximo fim de semana. A homenagem foi um agradecimento da Federação das Empresas Juniores de Santa Catarina (Fejesc) pelo apoio do Governo do Estado aos jovens empreendedores.
florianopolis_-_abertura_do_jewc_2016_20160720_2055743204
Fotos: Jaqueline Noceti / Secom
Ao agradecer a homenagem, Colombo afirmou que é uma honra para o Estado receber um evento com este perfil. “É um verdadeiro privilégio receber um grupo tão grande de jovens que têm talentos, têm ideias, que não estão acomodados e que buscam ajudar o Brasil a mudar. Vivemos um novo tempo, com novos desafios, e é preciso estar preparado para fazer as grandes transformações que são necessárias”, destacou.
>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download
O governador defendeu, ainda, que o Brasil precisa de novas lideranças e também de mais empreendedorismo. “É muito fácil ser contra e só reclamar. O difícil é não desistir e apoiar. E um encontro como este nos dá uma alegria imensa, vendo tanta gente disposta a trabalhar para transformar nossa sociedade com qualidade, gerando mais e melhores oportunidades para todos”, acrescentou.
Colombo lembrou também da vocação empreendedora tão forte em Santa Catarina, citando exemplo de grandes empresas multinacionais que nasceram no Estado. “Este evento tem tudo a ver com Santa Catarina, um estado empreendedor, um estado com muitas empresas, com pessoas que acreditam na capacidade de gerar renda e trazer desenvolvimento”, afirmou.
Incentivo à inovação
Entre as iniciativas que o Governo do Estado vem dando a jovens empreendedores está o programa Sinapse da Inovação, operado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Desde o seu lançamento, em 2008, o programa já apoiou a criação de 294 empresas, que já depositaram pelo menos 94 patentes, geraram 1.200 postos de trabalho e 259 relações de parcerias (com universidades, grandes empresas e outras). O programa já envolveu mais de 28 mil cidadãos, entre proponentes de ideias, avaliadores e visitantes do Portal Sinapse da Inovação, atingindo 262 municípios catarinenses e disseminando a cultura empreendedora. Este número tende a crescer, pois em março passado foram anunciadas mais 100 empresas que receberão recursos do governo estadual.
O evento
O Junior Enterprise World Conference – ou Conferência Mundial de Empresas Juniores – é o encontro realizado bienalmente para integrar e desenvolver o Movimento Empresa Júnior a nível mundial, alternando sua sede entre Europa e Brasil. Em 2012 o evento foi realizado em Paraty, no Rio de Janeiro, voltando a Europa em 2014, em Genebra.
A Federação das Empresas Juniores de Santa Catarina (Fejesc) foi escolhida para a organização do evento deste ano, realizado no Centro de Evento Governador Luiz Henrique da Silveira, no Norte da Ilha de Santa Catarina. Cada edição conta com palestras, workshops e dinâmicas relacionadas ao empreendedorismo. As inscrições para a programação deste ano já estão esgotadas e a projeção da organização é reunir mais de 3 mil participantes.
Entre os apoiadores desta edição do evento, estão o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Empresas juniores
Empresa Júnior é uma empresa formada apenas por estudantes de graduação que prestam projetos para micro e pequenas empresas. Durante a execução desses projetos e no dia a dia da empresa, os universitários aprendem sobre gestão, se especializam em sua área de atuação e têm contato direto com o mercado.
Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom