Governador abre o Startup Summit, evento que reúne dez mil pessoas em Florianópolis

Publicado em 24/08/2023

Por Gabriela Farias/Secom
Foto: Eduardo Valente/Secom

Santa Catarina é palco de um grande encontro de ideias em inovação a partir desta quarta-feira, 23, até o dia 25 de agosto. Cerca de dez mil pessoas estarão reunidas no CentroSul, em Florianópolis, para o Startup Summit. A abertura do evento contou com a participação do governador Jorginho Mello que destacou as ações do Governo do Estado para o setor a investidores, representantes de startups, nomes importantes do ecossistema, e o público em geral.

“Santa Catarina precisava de uma secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, e nós fizemos. Fazer política também é respaldar e valorizar a questão técnica. Precisamos inovar mais e sempre provocar a inovação com eventos como esse”, disse o governador Jorginho Mello. Ele destacou o protagonismo dado ao setor e as parcerias para formação de profissionais com o Sebrae e a Fiesc, especialmente para o ensino técnico.

“Vamos dar resposta a essa lacuna que existe entre oferta e demanda de vagas no setor de tecnologia. Temos em SC a cidade com o maior número de startups do Brasil, que é Luzerna. Já somos o estado com maior número de trabalhadores com carteira assinada do país”, disse.
Jorginho destacou o investimento em educação também por meio do programa Universidade Gratuita. “Hoje é uma realidade em Santa Catarina. Quem quiser estudar, terá condições de fazer o curso que quiser”, completou.

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, destacou a notícia de que Florianópolis é a capital mais competitiva do país. “O diferencial da nossa cidade se dá através das pessoas. Formar esses profissionais para o setor da tecnologia e inovação é um dos nossos desafios”, disse.

Planejado em parceria entre Sebrae, Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), o encontro traz, pela primeira vez, mais de 850 startups selecionadas para participarem gratuitamente, proporcionando um ambiente propício para conexões, oportunidades de negócios e compartilhamento de conhecimentos. “Esse evento coroa o Brasil que dá certo,”, disse Iomani Engelmann, presidente da Acate

O Governo do Estado está presente em todos os dias do evento com um estande que reúne a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e também a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). A área onde está localizado foi denominada Espaço SC.

Santa Catarina: uma fábrica de empresas de tecnologia

O estado possui 22.125 empresas no setor que, juntas, faturam mais de R$ 23,8 bilhões (6% do PIB catarinense). A receita média destas empresas é de R$ 1,19 milhão, distribuída entre mais de 25 mil empreendedores. (ACATE TECH REPORT 2022).

O setor representa 6,1% da economia de Santa Catarina. Em comparação com os outros estados, o ecossistema de tecnologia catarinense se classifica como o 6º maior do país.
SC é o 4º estado com maior quadro de profissionais no setor de tecnologia do Brasil, atrás de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support