Gargioni visita empresas de inovação em Israel com o MDIC

O presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Sergio Gargioni, participou de 24 a 28 de junho de missão a Israel, acompanhando o ministro da Indústria, Serviços e Comércio Exterior, Marcos Pereira, e técnicos do MDIC. O objetivo da visita foi ampliar parcerias com o país que tem a segunda maior densidade de startups do mundo e um dos maiores índices de exportação de alta tecnologia.

No primeiro dia, a delegação brasileira visitou a Embaixada do Brasil em Israel, onde se reuniu com o embaixador Paulo Cesar de Vasconcellos e a CEO da Israeli Advanced Technology Industries (IATI), Karin Rubinstein. A IATI congrega indústrias de alta tecnologia e biociências de Israel com a missão de conectar o ecossistema israelense de alta tecnologia em todos os seus níveis. Possui mais de 700 membros entre empreendedores, startups, incubadoras, centros de P&D, investidores privados, entre outros.
Segundo Karin Rubinstein, o governo tem um papel fundamental no estímulo ao interesse pela inovação e também no incentivo à aproximação entre a indústria tradicional e as startups. Programas brasileiros apoiados pelo MDIC foram lembrados na reunião, como o  “InovAtiva Brasil” e o Programa de Conexão Startup Indústria. Ainda no primeiro dia, os brasileiros visitaram a Universidade de Tel Aviv e sua empresa de transferência de tecnologia, a Yissum.
Edital conjunto
No segundo dia reuniões, a comitiva esteve no Parlamento, onde encontrou o ministro da Economia e Indústria israelense, Eli Cohen, e o presidente da Autoridade Israelense de Inovação (AII), Aharon Aharon, para o lançamento do 4º edital conjunto de apoio a projetos de Cooperação Internacional para inovação entre empresas do Brasil e de Israel, que tem a finalidade de  incentivar a complementação de tecnologias.
Do lado brasileiro, além do financiamento do BNDES, as empresas passam a contar com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e, do lado israelense, o governo financia as empresas do país. Para Gargioni, que representou o CONFAP na missão, há um otimismo bastante grande em relação ao acordo, que terá participação das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa. “O Brasil precisa aprender com os israelenses, pois eles sabem transformar conhecimento em empresas internacionais, valorizando o trabalho. Esta parceria trará bons resultados para os dois países”, diz.
Os participantes da missão conheceram também a Usina de Sorek, que possui a maior planta de dessalinização do mundo e faz parte de um sistema de cinco unidades em todo o país, fornecendo 42% de toda a água utilizada pelos israelenses. Outra empresa visitada foi a Ourcrowd, uma plataforma de crowdfunding com investidores de 112 países, criada há quatro anos e que investe em 120 startups. Além dessas, visitaram  Jerusalem Venture Partners (JVP), Mobileye  e  Israel Aerospace Industries.

Fonte: FAPESC, com informações do MDIC
Foto: Divulgação/MDIC