Johann Schneider-Ammann, presidente da Confederação Suíça e chefe do Departamento Federal de Assuntos Econômicos, Educação e Pesquisa, teve audiência com Sergio Gargioni, presidente do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa). “Temos muito que aprender sobre a gestão da ciência e tecnologia na Suíça, pois o modelo é interessante para o sistema brasileiro de CTI”, disse Gargioni, na manhã de quinta-feira (4), após o encontro no MCTIC, do qual participaram autoridades como o titular da pasta, Gilberto Kassab, e o embaixador da Suíça no Brasil, André Regli.
O último recepcionou o presidente do CONFAP às 16hs na Embaixada da Suíça em Brasília para tratar de acordo já firmado entre o país europeu e a FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), além do futuro lançamento de um edital conjunto de cooperação internacional que inclua agências federais, CONFAP e Fundo Nacional Suíço para a Pesquisa Científica (Fonds National Suisse de la Recherche Scientifique). O embaixador André Regli havia estado em Florianópolis no passado mês de março, iniciando agenda pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
Desdobramentos da missão de abril
Ele representou o Brasil em missão ao país europeu 3 meses atrás e assinou uma declaração de Intenções que abre caminho a parcerias específicas de FAPs. No documento, firmado dia 28 de abril em Berna, Gargioni e Urs Baltensperger, presidente do Comitê Especial para a Cooperação Internacional do Fundo Nacional Suíço para a Pesquisa Científica, anunciaram planos de “intensificar suas relações institucionais a fim de sustentar conjuntamente a cooperação cientifica e tecnológica”. Como a Suíça não faz parte da União Europeia, com a qual o CONFAP já tem acordo, essa nova parceria amplia a atuação do Conselho no Velho Continente.
Mais em http://confap.org.br/news/missao-rende-nova-parceria-internacional/
Fonte: Coordenadoria de Comunicação do CONFAP