Gargioni recebe homenagem da ALESC

O presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), Sergio Gargioni, foi homenageado na ALESC (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), em sessão comemorativa aos “65 Anos do Serviço Social da Indústria – SESI-SC”, pelos seus 11 anos de serviços prestados como superintendente do SESI no estado. A solenidade foi realizada por iniciativa do deputado Patrício Destro e reuniu lideranças políticas e representantes de associações empresariais e órgãos públicos do Estado. Além de Gargioni, outras 11 personalidades foram homenageadas, consideradas fundamentais para o desenvolvimento da instituição.
No Sistema FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), Gargioni foi Superintendente do SESI, tratando da gestão geral de negócios em Educação, Saúde, Lazer, Alimentação, Farmácias, Responsabilidade Social Corporativa e Micro-Crédito para trabalhadores da Indústria (1998-2009). Foi ainda Diretor Superintendente  do IEL (Instituto Evaldo Lodi), onde estruturou novo modelo e gerenciou programas como SOFTPOLIS, Incubadoras BID/FUMIN, Fundo FINEP para empresas emergentes de software, Benchmarking Industrial (1993-1998) e foi gestor do Convênio IMD-IEL para Capacitação de Executivos (1999-2003) . Ainda hoje Gargioni é membro do Conselho do SESI e do IEL SC.

Glauco Corte, Sergio Gargioni e Patrício Destro (foto: Fábio Queiroz - Ag. AL)
Glauco Corte, Sergio Gargioni e Patrício Destro (foto: Fábio Queiroz – Ag. AL)

Falando em nome dos homenageados, o superintendente do Sesi-SC, Fabrizio Machado Pereira, fez um retrospecto da história da entidade, fundada em 6 de dezembro de 1951 como o braço social da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em atendimento às necessidades alimentares dos trabalhadores do setor e seus dependentes. Ao longo do tempo, disse Pereira, o departamento regional do Sesi aumentou sua atuação no território catarinense e também diversificou os serviços prestados.
“Atualmente contamos com 5,4 mil servidores, espalhados por todas as regiões de Santa Catarina. Somente em 2015, contabilizamos mais de 400 mil atendimentos, que incluem ações nas áreas da educação, capacitação profissional, segurança do trabalho, saúde e qualidade de vida”, informou.
O deputado Patrício Destro se disse impressionado com a dimensão dos serviços prestados pelo Sesi-SC no último ano, tais como a quantidade de refeições servidas (284 mil ao dia), de doses de vacinas disponibilizadas (250 mil) e de crianças atendidas por meio do programa Atleta do Futuro (41 mil). “É justamente por causa desses números, desse compromisso com a sociedade catarinense, que entrei com o pedido para fazer essa homenagem tão importante. O Sesi representa importantes atuações nas áreas da saúde, educação e esporte, atuando onde poder público nem sempre consegue estar presente. Parabéns por oferecer tudo isso ao nosso estado.”
O presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, também um dos homenageados da noite, afirmou que, ainda que o atual momento da economia brasileira não enseje novos investimentos por parte do empresariado, ele não deve ser obstáculo para a promoção das ações sociais. Todos os recursos direcionados ao trabalhador, a suas famílias e também à criação de ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros, disse, revertem também em ganhos diretos para as empresas, que conseguem aumentar sua produtividade e competitividade no mercado.
Para Côrte, entretanto, a maior beneficiária destas ações é a própria sociedade catarinense. “Não queremos somente um trabalhador qualificado, competente, criativo, mas também bons cidadãos, bons pais, bons amigos, que estejam envolvidos em suas comunidades, para que possam cada vez mais lutar, trabalhar e criar um mundo melhor.”
Fonte: FAPESC, com informações da Agência ALESC