Fomento internacional à pesquisa oceânica é tema de webinário da Fapesc

Fapesc reúne especialistas para apresentar a chamada Ocean 2 e ampliar o acesso de pesquisadores catarinenses a editais globais de pesquisa oceânica. (Foto: Roberto Zacarias/ Banco de imagens Secom)

Pesquisadores catarinenses que atuam em temas relacionados ao ambiente marinho — especialmente aqueles vinculados a instituições de regiões costeiras — terão a oportunidade de conhecer, de forma direta, um dos principais mecanismos internacionais de apoio à ciência oceânica. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) realiza, no dia 16 de dezembro, às 14h, o webinário “Oportunidade Internacional de Fomento à Pesquisa Oceânica”, transmitido ao vivo pelo canal da Fundação no YouTube.

Promovido em colaboração com o Belmont Forum — consórcio internacional dedicado ao financiamento de pesquisas voltadas ao desenvolvimento sustentável — o webinário apresentará os detalhes da chamada Ocean 2 – Towards the Ocean We Want, uma das principais iniciativas internacionais em ciência oceânica. O edital apoia pesquisas colaborativas em temas como conservação da biodiversidade, soluções baseadas na natureza, integração oceano–biodiversidade–clima e governança de ecossistemas, abrindo caminho para projetos com impacto ambiental e social.

A palestra de abertura será ministrada pela Dra. Larisse Faroni-Perez, Coordenadora de Assuntos Multilaterais do Belmont Forum e da Ocean 2 CRA.

“A participação de Larisse Faroni-Perez no webinário será valiosa para orientar a comunidade científica catarinense sobre a Chamada Internacional Ocean 2. Sua apresentação oferecerá uma visão clara e prática sobre como preparar propostas competitivas no cenário internacional, detalhando cada etapa do processo e destacando as oportunidades que essa chamada oferece”, explica a coordenadora de Cooperação Internacional da Fapesc, Daniella Melo.

A relevância da colaboração com o Belmont Forum também é destacada pela Assessora de Planejamento e Programas Estratégicos da Fapesc, Monique Amin Ghanem, que ressalta o alcance estratégico da iniciativa: “Essa parceria reforça o compromisso da Fundação em ampliar o acesso dos pesquisadores catarinenses a editais internacionais e em fortalecer a inserção de Santa Catarina em redes globais de ciência, tecnologia e inovação.”

Encerrando a programação, a gerente de Pesquisa da Fapesc, Larissa Beatriz Waskow, apresentará como a Fundação apoiará os pesquisadores catarinenses, incluindo orientações sobre financiamento e suporte institucional. O encontro terá espaço para perguntas.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Gizely Campos / gizely.campos@fapesc.sc.gov.br

Telefone: (47) 99104-6738