O IV Congresso Sul Brasileiro de Dor, nos dias 16 e 17 de setembro, é uma realização da ACED, seção catarinense da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), a Associação Catarinense para o estudo da dor (SBED-SC / ACED). A organização está sendo feita juntamente às regionais gaúcha (SBED – RS / SOGED) e paranaense (SBED-PR / SOPRED). O evento terá apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do PROEVENTOS.
O evento terá uma programação dinâmica favorecendo discussão de forças e limites, contradições e ponderações da abordagem “A CONSTRUÇÃO DE VENCER DORES”, convidando o participante à quebra de paradigma, à reconstrução de nova concepção no tratamento das dores, e ao auxílio no processo crítico de profissionais da saúde. Confira a programação neste link.
A inovação da concepção do congresso aos seus objetivos motivaram a SBED a desenvolver uma parceria com o SESI, que impactará o evento, dadas as iniciativas de inovação em tecnologias sociais de promoção a qualidade de vida no âmbito da indústria realizadas pelo sistema S.
O local escolhido foi o Centro de Eventos Fiesc, pois é um ambiente importante para juntos discutirmos modelos atuais de serviços e tecnologias de diagnóstico e tratamento da dor, abordando com mais eficácia a saúde e a qualidade de vida no trabalho e no cotidiano.
Entre os diversos temas, destacam-se O Ano Mundial Contra a Dor nas articulações, oficialmente lançado em 11 de janeiro de 2016 pela Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP) e apoiado pela Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED). O evento tem como objetivo chamar a atenção para uma ampla variedade de doenças e condições que afetam milhões de pessoas em todo o mundo.
Fonte: Congresso Dor Floripa, com adaptações.