Feira do Sinapse da Inovação aproxima startups de investidores

A I Feira de Negócios do Programa Sinapse da Inovação despertou o interesse de investidores-anjo e executivos das indústrias de Santa Catarina. O novo espaço no Centro de Inovação ACATE, o Link Lab, em Florianópolis, lotou na manhã do dia 12 de junho, com 300 profissionais de incubadoras, aceleradoras e fundos de investimentos.
De 56 startups participantes, 10 se destacaram por seu grau de inovação, potencial de mercado e evolução  durante a pré-incubação no programa Sinapse da Inovação. São elas: 4Factory, de Joinville; C2C Biotecnologia, de Criciúma; Coleção.Moda, de Araranguá; CRUSH DESIGN,  de Tubarão; iLunga, de Balneário Camboriú; Novo Energia, de São José; PINPOST, de Joinville; Polimérica Biopolímeros, de Criciúma; SmartCard, de Blumenau; e SysMiddle, de Lages.
Ao todo, apresentaram seus protótipos as startups das áreas agroalimentar, móveis e madeira, meio ambiente, construção civil, administração pública, bens de capital, energia, saúde, produtos químicos e plásticos, saúde, educação, economia do mar, turismo, têxtil e confecção.

Equipe da Bauer Aerosystems apresenta sua inovação na Feira do Sinapse. Foto: divulgação/Sinapse

“As ideias desses jovens que se transformam em uma empresa são importantes e têm um mercado próximo porque as empresas de Santa Catarina precisam inovar. Com isso, essas novas empresas crescem e vão para o mundo”, afirmou o presidente da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina), engenheiro mecânico Sergio Gargioni, lembrando que o Sinapse já está presente em 21 municípios catarinenses. “Esta é a quinta edição e já estamos preparando a sexta edição”, salientou.
O superintendente geral da Fundação CERTI, José Eduardo Azevedo Fiates, falou sobre a importância do encontro. “É a primeira vez que estamos juntando os sinápticos em um evento de integração com o mercado. Já é a quinta edição do Sinapse e que gera mil propostas de empreendimentos por ano e 100 deles são selecionados e apoiados para desenvolver o protótipo do produto.  Aqui temos os protótipos dos produtos sendo apresentados para potenciais clientes e parceiros”, afirmou.
O objetivo do evento, segundo o consultor da Fundação CERTI, Carlos Eduardo Negrão Bizzoto, é aproximar essas empresas do mercado. “Essa é a primeira exposição coletiva para o mercado. Observamos que existem muitas soluções de interesse da indústria aqui”, disse. A FIESC (Federação das Indústrias de Santa Catarina) divulgou a feira em reuniões de suas câmaras setoriais.
Financiamento
Durante a feira, os empreendedores receberam uma ótima notícia. A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) assinou hoje um contrato de parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas para financiar os projetos de inovação industrial.
Através desse contrato serão disponibilizados R$ 20 milhões para projetos de desenvolvimento tecnológico para startups e ou microempreendedores individuais. O Sebrae vai arcar com 70% dos recursos, o empreendedor com 10% e o restante do aporte pela Embrapii.
“Tivemos a oportunidade de lançar uma nova ferramenta de apoio à inovação tecnológica com o contrato Sebrae- Embrapii, espero que essas startups usem esse apoio e que seja útil para todas”, considera Gargioni.
Fonte: Portal Economia SC/ Giovana Kindlein

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support