Fapesc se torna instituição associada no Instituto Interamericano de Pesquisa sobre Mudanças Globais

Instituição catarinense ganha voz em evento global e fortalece pesquisa sobre mudanças ambientais (Foto: Gabriella Servi / Fapesc)

O estado de Santa Catarina, através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc), consolida sua parceria com o Instituto Interamericano de Pesquisa sobre Mudanças Globais (IAI), visando fortalecer a pesquisa científica transdisciplinar e a capacitação de tomadores de decisão para melhoramento profissional e científico contínuo sobre as mudanças ambientais globais. 

Em reconhecimento a essa parceria, a Fapesc foi nomeada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) a se tornar Instituição Associada do IAI, ampliando sua participação a partir da 32ª Conferência das Partes (COP32) em maio de 2024. Durante a reunião, composta por um grupo constituído por 15 países membros, a instituição catarinense poderá contribuir ativamente com a agenda científica do Instituto e suas atividades programáticas, além de participar como observadora nas reuniões da COP32 e indicar um membro para o Comitê Consultivo Científico. 

“A Fapesc tem o prazer de anunciar sua integração como Instituição Associada do IAI na COP32. Essa parceria fortalece nosso compromisso em desenvolver e implementar programas de pesquisa e inovação em Santa Catarina de forma integrada às agendas locais e internacionais  em resposta a problemas, oportunidades e riscos críticos relacionados com o câmbio ambiental global   Estamos empenhados em impulsionar a colaboração técnico-científica e a diplomacia científica para promover o desenvolvimento sustentável em nossa região e nas Américas.”, disse o Presidente da Fundação, Fábio Wagner Pinto, sobre a associação. 

Histórico de colaboração entre a Fapesc e o IAI 

A colaboração entre Fapesc e IAI teve início no segundo semestre de 2023, em comissões promovidas pelo Science Diplomacy Center do IAI que viabilizaram a construção de um plano de trabalho com projetos e programas estratégicos para fomentar a bioeconomia no Brasil. Essa aproximação resultou na identificação de linhas temáticas de atuação conjunta, como o programa para formar assessores científicos STeP – Science, Technology and Policy Fellowship Program, a diplomacia científica e a elaboração de chamadas públicas globais, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento regional em ciência, tecnologia e políticas públicas (CTP) a partir de 2024. 

Em dezembro de 2023, um Memorando de Entendimento (MoU) foi assinado entre a Fapesc e o IAI, formalizando a parceria e viabilizando a criação de grupos de trabalho conjuntos. Desde então, diversas iniciativas foram realizadas e outras estão em andamento, como: 

  • Declaração do Panamá (inglês/espanhol) com o entendimento dos participantes do I Workshop de Introdução à Diplomacia Científica da SENACYT-Panamá
  • Participação da Fapesc na Reunião Regional das Américas do Conselho Global de Pesquisa (GRC), em Buenos Aires; 
  • Postulação e aprovação da Fapesc como membro do Fórum do Belmont;  
  • Mesas de trabalho com a vice-diretora do IAI e o executivo da Fapesc; 
  • Palestra em Florianópolis sobre “Diplomacia Científica para as Américas: Abordando os Desafios Globais”, ministrada pela vice-diretora executiva do IAI, Marcella Ohira; 
  • Programa de Treinamento-TD Workshop para promover projetos transdisciplinares sobre a temática de Florestas Tropicais; 
  • STeP Fellow, um programa de bolsas Fapesc-IAI para formação de assessores científicos para tomadores de decisão; 
  • Escolha de Florianópolis como sede da Conferência de Liderança do Programa Fapesc-IAI-STeP Fellow (Ciência, Tecnologia, Política) em 2026; 
  • Envio de pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com apoio da Fapesc e do SENACYT Panamá, para o Science Diplomacy Training Program for Policy Makers in the Americas, organizado entre Sernacyt-Panamá, Estação Científica Coiba e o IAI, entitulado “Construyendo Puentes entre Ciencia y Políticas Públicas Sostenibles: Taller de Diplomacia Científica para Estuarios y Manglares en las Américas. 

Próximos passos 

Representando um importante passo para o fortalecimento da pesquisa e da inovação em Santa Catarina, a participação da Fapesc como Instituição Associada do IAI na 32ª Conferência das Partes (COP32) contribui para o desenvolvimento de soluções para os desafios ocasionados pelas mudanças ambientais globais, como as mudanças climáticas. A Fapesc e o IAI seguem trabalhando em conjunto para ampliar a cooperação técnica e a diplomacia científica, promovendo a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de projetos de pesquisa inovadores e sustentáveis. 

Fique atento ao site da Fapesc para saber mais sobre essa parceria com o IAI e as oportunidades disponíveis na área de pesquisa e inovação. 

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Gabriella Servi / gabriella.servi@fapesc.sc.gov.br 

Telefone: (48) 98802-5794 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support