O estado de Santa Catarina, através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc), consolida sua parceria com o Instituto Interamericano de Pesquisa sobre Mudanças Globais (IAI), visando fortalecer a pesquisa científica transdisciplinar e a capacitação de tomadores de decisão para melhoramento profissional e científico contínuo sobre as mudanças ambientais globais.
Em reconhecimento a essa parceria, a Fapesc foi nomeada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) a se tornar Instituição Associada do IAI, ampliando sua participação a partir da 32ª Conferência das Partes (COP32) em maio de 2024. Durante a reunião, composta por um grupo constituído por 15 países membros, a instituição catarinense poderá contribuir ativamente com a agenda científica do Instituto e suas atividades programáticas, além de participar como observadora nas reuniões da COP32 e indicar um membro para o Comitê Consultivo Científico.
“A Fapesc tem o prazer de anunciar sua integração como Instituição Associada do IAI na COP32. Essa parceria fortalece nosso compromisso em desenvolver e implementar programas de pesquisa e inovação em Santa Catarina de forma integrada às agendas locais e internacionais em resposta a problemas, oportunidades e riscos críticos relacionados com o câmbio ambiental global Estamos empenhados em impulsionar a colaboração técnico-científica e a diplomacia científica para promover o desenvolvimento sustentável em nossa região e nas Américas.”, disse o Presidente da Fundação, Fábio Wagner Pinto, sobre a associação.
Histórico de colaboração entre a Fapesc e o IAI
A colaboração entre Fapesc e IAI teve início no segundo semestre de 2023, em comissões promovidas pelo Science Diplomacy Center do IAI que viabilizaram a construção de um plano de trabalho com projetos e programas estratégicos para fomentar a bioeconomia no Brasil. Essa aproximação resultou na identificação de linhas temáticas de atuação conjunta, como o programa para formar assessores científicos STeP – Science, Technology and Policy Fellowship Program, a diplomacia científica e a elaboração de chamadas públicas globais, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento regional em ciência, tecnologia e políticas públicas (CTP) a partir de 2024.
Em dezembro de 2023, um Memorando de Entendimento (MoU) foi assinado entre a Fapesc e o IAI, formalizando a parceria e viabilizando a criação de grupos de trabalho conjuntos. Desde então, diversas iniciativas foram realizadas e outras estão em andamento, como:
- Declaração do Panamá (inglês/espanhol) com o entendimento dos participantes do I Workshop de Introdução à Diplomacia Científica da SENACYT-Panamá;
- Participação da Fapesc na Reunião Regional das Américas do Conselho Global de Pesquisa (GRC), em Buenos Aires;
- Postulação e aprovação da Fapesc como membro do Fórum do Belmont;
- Mesas de trabalho com a vice-diretora do IAI e o executivo da Fapesc;
- Palestra em Florianópolis sobre “Diplomacia Científica para as Américas: Abordando os Desafios Globais”, ministrada pela vice-diretora executiva do IAI, Marcella Ohira;
- Programa de Treinamento-TD Workshop para promover projetos transdisciplinares sobre a temática de Florestas Tropicais;
- STeP Fellow, um programa de bolsas Fapesc-IAI para formação de assessores científicos para tomadores de decisão;
- Escolha de Florianópolis como sede da Conferência de Liderança do Programa Fapesc-IAI-STeP Fellow (Ciência, Tecnologia, Política) em 2026;
- Envio de pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com apoio da Fapesc e do SENACYT Panamá, para o Science Diplomacy Training Program for Policy Makers in the Americas, organizado entre Se
rnacyt-Panamá, Estação Científica Coiba e o IAI, entitulado “Construyendo Puentes entre Ciencia y Políticas Públicas Sostenibles: Taller de Diplomacia Científica para Estuarios y Manglares en las Américas”.
Próximos passos
Representando um importante passo para o fortalecimento da pesquisa e da inovação em Santa Catarina, a participação da Fapesc como Instituição Associada do IAI na 32ª Conferência das Partes (COP32) contribui para o desenvolvimento de soluções para os desafios ocasionados pelas mudanças ambientais globais, como as mudanças climáticas. A Fapesc e o IAI seguem trabalhando em conjunto para ampliar a cooperação técnica e a diplomacia científica, promovendo a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de projetos de pesquisa inovadores e sustentáveis.
Fique atento ao site da Fapesc para saber mais sobre essa parceria com o IAI e as oportunidades disponíveis na área de pesquisa e inovação.
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Gabriella Servi / gabriella.servi@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 98802-5794