Representantes do Governo do Estado falaram sobre características que diferencial Santa Catarina. (Fotos: Gabriela Cera)
As características de Santa Catarina que diferenciam o estado no ecossistema nacional, como o capital humano e a agregação de valor aos produtos e serviços, estiveram entre os temas abordados por representantes do Governo do Estado, nesta sexta-feira, 16, no Startup Summit 2024. Em painel realizado no terceiro dia do evento, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, Secretaria do Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Sicos) apresentaram sua visão sobre o movimento do empreendedorismo e da indústria catarinense.
O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, conduziu o painel e reforçou que um dos grandes diferenciais de Santa Catarina são as pessoas. “São as pessoas que fazem as empresas e os resultados. As pessoas são um capital de alto valor que o nosso estado tem. O incentivo ao capital humano e a atração de talentos faz a diferença. Aqui em Santa Catarina vemos esse olhar ao capital humano até mesmo nas indústrias mais tradicionais”, salienta.
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, a agregação de valor é um dos pontos importantes para garantir competitividade. “Um dos diferenciais para a economia catarinense, é o fato do parque fabril catarinense ser formado por grandes empresas naturais do estado.
O diretor de Indústria da Anderson Anthony Linzmeyer pontuou o diferencial da indústria catarinense, que apostou em diferenciação de produtos como estratégia competitiva. “A inovação nasceu na nossa indústria muito pela necessidade de agregar valor ao produto, deixando de ser uma commodity para ser um produto diferenciado”, afirma.
Considerado um dos maiores eventos de inovação da América Latina, o Startup Summit reuniu cerca de 10 mil pessoas em três dias de evento (14, 15 e 16 de agosto). Realizado pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e pelo Sebrae Startups, em Florianópolis, o evento contou com mais de 200 palestras nacionais e internacionais. A Fapesc, a SCTI e a Sicos participaram do evento com um estande, onde foi realizada uma programação especial, com podcast, apresentações de cases de empresas e dos Centros de Inovação da Rede Catarinense, debates e conexões com o ecossistema de inovação nacional.
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (49) 98878-7828