Equipe da fundação esteve na Unoesc nesta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi/Fapesc)

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), participou da programação do Workshop sobre Propriedade Intelectual e Mentoria de Projetos, nesta quarta-feira, 24, em Xanxerê. O evento ocorreu no campus da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), e reuniu aproximadamente 100 pesquisadores, técnicos administrativos dos setores de Controladoria e Escritório de Projetos e bolsistas dos campi da universidade em Xanxerê, Chapecó, Joaçaba, Videira e São Miguel do Oeste.

A participação da Fapesc ocorreu a partir de um convite da direção Unoesc. Temas como o trabalho da fundação, as novas políticas de bolsas para mestrado, doutorado e pós-doutorado, pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação, estrutura de uma proposta de inovação, avaliação dos projetos, mapeamento, oportunidades de fomento via edital de chamada pública e prestação de contas foram abordados por gestores e coordenadores de Projetos Técnico Científicos da Fapesc.

Para a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Valeska Tratsk, a mentoria da Fapesc teve o objetivo de levar informações importantes ao trabalho de professores, pesquisadores e técnicos da universidade. “Foi um momento de muita troca de conhecimento para capacitar os profissionais que participam dos editais da Fapesc a inscreverem projetos que estejam cada vez mais aptos a receberem os recursos via edital. Que estas entregas realizadas pelos pesquisadores com o apoio do Governo do Estado se tornem um produto, um processo, um projeto ou uma política pública que contribua com o estado e com os catarinenses”, afirma Valeska.

O reitor da Unoesc, Ricardo Antônio de Marco, salienta que o evento foi uma oportunidade para reunir grande parte dos pesquisadores da instituição, pensando na qualificação dos projetos para que possa ser ampliada ainda mais a capilaridade da pesquisa desenvolvida. “As instituições estão recebendo muito incentivo do Governo do Estado, o que vem transformando as regiões. Entendemos que isso é vital para o desenvolvimento da pesquisa e a ajuda na fixação de pesquisadores na região. Atrai estudantes, esses alunos conseguem ter bons projetos e esses projetos se transformam em boas entregas que se revertem na transformação da sociedade”, reforça.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, Kurt Schneider afirma que o workshop partiu do desejo de preparar os pesquisadores da universidade para participar de editais e preparem suas publicações e seu conhecimento de forma indexada para que seja acessado por órgãos de fomento e parcerias internacionais. “O evento foi pensado para ouvir, dialogar, questionar e tirar dúvidas  sobre os editais sobre as oportunidades oferecidas pela Fapesc, que está em um movimento de colocar Santa Catarina no mapa nacional e internacional de produções científicas de alto nível”.

Para a vice-reitora do campus de Videira da Unoesc, Carla Fabiana Cazella, o workshop fortaleceu a parceria entre a fundação e a universidade. “A Fapesc vem sendo um órgão ímpar para as instituições de ensino. Falando especificamente do campus de Videira, a fundação nos proporciona através dos editais, uma melhoria principalmente em pesquisa e equipamentos para pesquisa. Com os projetos que conseguimos captar recursos, mostramos para a comunidade interna e externa o poder desse fomento na ampliação do ensino e na capacitação dos nossos próprios professores”, comenta.

Mentoria de projetos

Ao longo do workshop, os participantes puderam conhecer melhor as etapas de um projeto, como é feita a avaliação das propostas submetidas nos editais da Fapesc e a estrutura de uma proposta. Para a gerente de Ciência e Pesquisa da Fapesc, Larissa Waskow, o workshop aproximou ainda mais a Fapesc dos pesquisadores. “Conseguimos esclarecer questões de evolução de processos, de internacionalização, a forma como os editais são elaborados e os principais pontos que serem observados ao escrever um projeto. Com essas informações, os pesquisadores conseguem elaborar propostas de melhor abrangência cujo resultados podem ser levados para todo o ecossistema catarinense”.

Ainda na área de projetos, os pesquisadores puderam refletir sobre a importância da cienciometria, que envolve estudos quantitativos das atividades científicas, incluindo publicações de artigos, dissertações e teses. “A aplicação da cienciometria global e nacional para fomentar ações integradas e mais fortes em ciência, tecnologia e inovação (CTI) tem sido fundamental para que a Fapesc possa escutar, entender e atender os desafios de desenvolvimento que o estado precisa na área de CTI”, salienta o assessor de Planejamento e Programas Estratégicos da Fapesc, Marcos Oliveira.

O workshop contou ainda com um diálogo dos participantes sobre prestação de contas com os coordenadores de Projetos Técnico Científicos da Gerência de Prestação de Contas, Barbara Heidrich Seibert Koettker, e da Gerência de Compras e Licitações, Leonardo José de Oliveira. Durante o evento, os gestores da Fapesc receberam o Guia de Propriedade Intelectual – Mentes Criativas, Diretos Protegidos, desenvolvido pela Unoesc, com o apoio da Fapesc.

O evento também contou com a presença do presidente da Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Funoesc) e vice-reitor do campus de Xanxerê da Unoesc, Genésio Téo.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br