FAPESC participa do lançamento do Núcleo de Inovação para Agricultura Familiar

Onze instituições catarinenses, com apoio do Banco Mundial, assinaram, no dia 22, um termo de cooperação para a implantação do NITA (Núcleo de Inovação para a Agricultura Familiar), que terá a finalidade de promover a integração de pequenos agricultores e cooperativas com empresas inovadoras para desenvolver a agricultura familiar. Entre os órgãos signatários estavam a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), a EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) e a SAR (Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca).  O evento contou com a presença do governador do estado, Raimundo Colombo.
O NITA deverá funcionar como um elo entre os produtores agrícolas e as empresas inovadoras, que podem fornecer tecnologias para solucionar gargalos desses produtores, que respondem por cerca de 70% de toda a produção agropecuária de Santa Catarina. A intervenção do NITA deve ajudar as novas gerações do campo a aliarem a tecnologia às suas práticas cotidianas, conforme Valmor de Farias, presidente da Cooper Rio Novo, de Corupá: “O NITA vai unir ferramentas tecnológicas às ferramentas básicas da agricultura, que são a foice e o enxadão. Nós estamos aqui hoje porque queremos estar no radar do NITA para nos auxiliar”.

Alguns dos serviços oferecidos pelo Núcleo serão treinamento e orientação em negócios, assessoria governamental e acadêmica, orientações sobre informações de mercado e parceiros e acesso a instalações técnicas para testes. Com apoio do Programa SC Rural, consultores do Banco Mundial prospectaram mais de 50 empresas inovadoras que podem fornecer tecnologias para a agricultura, disse Barbara Farinelli, economista agrícola do Grupo Banco Mundial. O site do NITA deverá ter um inventário dessas inovações para facilitar a procura entre produtores e startups.
O Banco Mundial é o apoiador do projeto, tendo o objetivo de repetir o sucesso alcançado com o programa SC Rural, focado no aumento de competitividade no meio rural. Em seu discurso no lançamento do Núcleo o governador Raimundo Colombo reconheceu o trabalho histórico dos técnicos ligados à agricultura no Estado, que permitiu destacar Santa Catarina no cenário nacional e até mundial.
O conselho gestor do NITA é composto por dirigentes das seguintes instituições: SAR, EPAGRI, FAPESC, ACATE, SDS (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável), SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), DEATEC (Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense), Acafe (Associação Catarinense de Fundações Educacionais), Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) e Universidade Católica de Santa Catarina.
 
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC, com informações da EPAGRI e da SAR

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support