Onze instituições catarinenses, com apoio do Banco Mundial, assinaram, no dia 22, um termo de cooperação para a implantação do NITA (Núcleo de Inovação para a Agricultura Familiar), que terá a finalidade de promover a integração de pequenos agricultores e cooperativas com empresas inovadoras para desenvolver a agricultura familiar. Entre os órgãos signatários estavam a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), a EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) e a SAR (Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca). O evento contou com a presença do governador do estado, Raimundo Colombo.
O NITA deverá funcionar como um elo entre os produtores agrícolas e as empresas inovadoras, que podem fornecer tecnologias para solucionar gargalos desses produtores, que respondem por cerca de 70% de toda a produção agropecuária de Santa Catarina. A intervenção do NITA deve ajudar as novas gerações do campo a aliarem a tecnologia às suas práticas cotidianas, conforme Valmor de Farias, presidente da Cooper Rio Novo, de Corupá: “O NITA vai unir ferramentas tecnológicas às ferramentas básicas da agricultura, que são a foice e o enxadão. Nós estamos aqui hoje porque queremos estar no radar do NITA para nos auxiliar”.
Alguns dos serviços oferecidos pelo Núcleo serão treinamento e orientação em negócios, assessoria governamental e acadêmica, orientações sobre informações de mercado e parceiros e acesso a instalações técnicas para testes. Com apoio do Programa SC Rural, consultores do Banco Mundial prospectaram mais de 50 empresas inovadoras que podem fornecer tecnologias para a agricultura, disse Barbara Farinelli, economista agrícola do Grupo Banco Mundial. O site do NITA deverá ter um inventário dessas inovações para facilitar a procura entre produtores e startups.
O Banco Mundial é o apoiador do projeto, tendo o objetivo de repetir o sucesso alcançado com o programa SC Rural, focado no aumento de competitividade no meio rural. Em seu discurso no lançamento do Núcleo o governador Raimundo Colombo reconheceu o trabalho histórico dos técnicos ligados à agricultura no Estado, que permitiu destacar Santa Catarina no cenário nacional e até mundial.
O conselho gestor do NITA é composto por dirigentes das seguintes instituições: SAR, EPAGRI, FAPESC, ACATE, SDS (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável), SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), DEATEC (Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense), Acafe (Associação Catarinense de Fundações Educacionais), Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) e Universidade Católica de Santa Catarina.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC, com informações da EPAGRI e da SAR