Fapesc participa do IEL Summit 2025, que conecta estudantes, profissionais, empresas e universidades

Diretora de CTI e presidente em exercício, Valeska Tratsk, finalizou o evento com a entrega do Prêmio IEL de Talentos. (Fotos: Fabrício de Almeida/Fiesc)

As vivências como estagiária no início da adolescência e a importância desta experiência na construção da pessoa e da profissional que ela se tornou foi compartilhada pela diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação e presidente em exercício da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Valeska Tratsk, na tarde desta terça-feira, 9, durante o IEl Summit 2025. Valeska representou a Fapesc no evento que reuniu centenas de estudantes, professores, profissionais e empresários na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis.

O IEL Summit tem como objetivo criar um ambiente colaborativo e que mostre como talentos impulsionam a inovação e como a interação entre universidades e empresas acelera o aprendizado e o desenvolvimento de soluções no mundo corporativo. O evento contou com palestras sobre protagonismo e carreiras do futuro, apresentação de cases de ex-estagiários do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a divulgação do resultado estadual do Prêmio IEL de Talentos.

Além de compartilhar sua experiência profissional, Valeska participou da entrega do Prêmio IEL de Talentos – etapa estadual e abordou a parceria da Fapesc com o IEL na realização há mais de 10 anos, do Programa Inova Talentos. A iniciativa colabora na inserção de mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos como pesquisadores em empresas, instituições e entidades, atuando no desenvolvimento de projetos inovadores e colaborando para um retorno em produtividade e lucros.

“Essa parceria entre a Fapesc e o IEL no Programa Inova Talentos tem colaborado para que empresas de Santa Catarina tenham capital humano qualificado, tendo mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos atuando como bolsistas de pesquisa. O resultado é tão positivo que em torno de 60% dos profissionais são efetivados pelas empresas depois do período da bolsa. Isso é uma prova da importância desta conexão entre estudantes, profissionais e empresas, que o IEL faz tão bem. O evento de hoje demonstrou a importância do papel do estagiário, do bolsista, do empreendedor e de todas as pessoas envolvidas na cadeia produtiva que faz o coração de nosso estado pulsar. Demonstrou também a importância do investimento em pesquisa, inovação e oportunidades de bolsas de pós-graduação, algo amplamente incentivado pela gestão do governador Joginho Mello e que a Fapesc tem executado com muita seriedade”, afirma.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br

Telefone: (49) 98878-7828