Fapesc participa do Fórum Confap em SP e contribui para debates nacionais sobre ciência e inovação

Encontro reuniu representantes das 27 Fundações de Amparo à Pesquisa do país. (Fotos: Kennedy Barros/Divulgação Confap)

Santa Catarina esteve mais uma vez presente nos debates acerca dos desafios e soluções para o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação (CTI) nacional. De terça a sexta-feira, 1º a 4, o presidente e a diretora de CTI da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Wagner Pinto e Valeska Tratsk, participaram das atividades do 68º Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em São Paulo. Discussões sobre políticas de fomento à pesquisa desenvolvidas nos estados por meio das FAPs, possibilidades de acordos internacionais de cooperação científica e o panorama atual e futuro da ciência, tecnologia e inovação no Brasil permearam as atividades do encontro.

A programação do Fórum Nacional, nesta edição organizado pela Confap em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) incluiu reuniões técnicas entre diretores Científicos, onde a diretora da CTI da Fapesc contribuiu tecnicamente para temas fundamentais para o avanço da pesquisa no Brasil, reuniões com presidentes das FAPs, oficinas entre as equipes técnicas, encontros com representantes de agências de fomento à CTI, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de ministérios e organismos internacionais e visitas técnicas a iniciativas de fomento ao empreendedorismo, centros de pesquisa em inovação e em saúde.

Para o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, o Fórum Nacional Confap é um momento de pensar estratégias para o ecossistema de CTI nacional e de fortalecimento das FAPs e do seu papel. “Esses encontros promovem uma integração entre as equipes das diferentes fundações, fortalecem o conceito de uma rede de cooperação entre elas e salientam o papel de protagonismo das fundações na execução da política de CTI dos estados. O Brasil tem realidades diferentes e o Fórum oferece um espaço para troca de experiências e busca de soluções em conjunto”, afirma.

Diretora de CTI contribui com a elaboração de proposta nacional de cadastro de avaliadores de projetos

Durante o Fórum, Valeska contribuiu para o alinhamento de um edital de chamada pública com o objetivo de montar um banco de avaliadores ad hoc (pessoas que atuam na avaliação de projetos conforme a sua área de especialização) de âmbito nacional. “Realizamos discussões muito pertinentes para o ecossistema de CTI dos estados e do país. Além de discutir novas diretrizes, avaliamos as entregas já feitas. O alinhamento do edital para avaliadores ad hoc parte de uma dor comum das FAPs, pois todas precisam de uma grande quantidade de profissionais e pesquisadores para a avaliação do mérito das propostas submetidas nos editais de fomento das fundações”, salienta.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (49) 98878-7828