Publicada em 20/10/2023

Encontro que reúne pesquisadores e gestores públicos de 11 países para promover a pesquisa científica interdisciplinar, incentivar cooperações internacionais e discutir as causas e consequências das mudanças globais nas Américas tem a participação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A Fundação enviou representação ao Programa de Treinamento em Diplomacia Científica para Formadores de Políticas das Américas, na Cidade do Panamá.

Diplomatas e gestores dos 11 países que participam do evento – Foto: Divulgação

Conforme o assessor de Planejamento e Programas Estratégicos da Fapesc, Marcos Oliveira, o objetivo da conferência é reforçar as políticas científicas nas Américas. “Alinhados aos desafios dos ODS da Agenda 2030, queremos fortalecer alianças nacionais e internacionais para promover o entendimento e atender problemas transfronteiriços comuns entre os países das Américas”, afirmou Oliveira.

Durante a abertura do encontro, promovido pelo Instituto Instituto Interamericano para a  Pesquisa das  Mudanças Globais (IAI) e a Secretaria Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SENACYT), da República do Panamá, nesta quinta-feira, dia 19, a Diretora do Escritório de Cooperação Internacional da Senacyt, Anabella Vásquez Fábrega, destacou a importância do evento, que compartilha exemplos e experiência bem-sucedidas em ciência, política e diplomacia científica.

“Ciência, tecnologia e inovação são pilares fundamentais dos investimentos e estratégias governamentais em países em desenvolvimento de renda média e alta. Essas áreas são fundamentais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da ação coletiva necessária para enfrentar desafios globais que nenhum país pode enfrentar sozinho, como mudanças climáticas, conservação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos, saúde, crises hídricas e insegurança alimentar, entre muitos outros”, destacou Anabella.

O assessor de Planejamento e Programas Estratégicos da Fapesc, Marcos Oliveira (à esq.), com a diretora de cooperação internacional da Secretaria Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Senacyt), da República do Panamá, Anabella Vásquez Fábrega, e o diplomata do Uruguai, Matías Paolino, do Ministério das Relações Exteriores, na abertura do Programa de Treinamento em Diplomacia Científica para Formadores de Políticas nas Américas, na Cidade do Panamá – Foto: Divulgação

Durante o encontro, a vice-diretora executiva do IAI, Marcella Ohira, ressaltou a importância da criação do Centro de Diplomacia Científica do instituto, que promoverá três objetivos iniciais: apoiar o desenvolvimento e fortalecimento de capacidades profissionais e institucionais dos seus países membros; desenvolver uma plataforma de conhecimento e informações; e facilitar a comunicação e o diálogo entre a comunidade científica e a de tomadores de decisão sobre temas emergentes.

No encontro, que termina sábado, dia 21, diplomatas e gestores públicos discutem ainda projetos e programas estruturais de apoio ao enfrentamento às ameaças climáticas, com o apoio de empresas, governos e sociedade civil, e como fortalecer, ainda mais, a rede interamericana de diplomacia científica e a comunidade de políticas e práticas associadas ao Centro de Diplomacia Científica (SDC) do IAI.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Nanda Gobbi / nanda.gobbi@fapesc.sc.gov.br