
Presidente da Fapesc dialoga com delegações internacionais durante o Brazil Korea Conference, fortalecendo conexões em inovação, tecnologia e novas oportunidades de cooperação (Foto: Monique Amin Ghanem/ Fapesc)
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) marcou presença, na manhã desta quinta-feira (4), na edição catarinense do Brazil Korea Conference, realizada no auditório do Sebrae/SC, em Florianópolis. O evento, promovido em formato híbrido, é uma iniciativa conjunta do próprio Brazil Korea Conference com o Governo de Santa Catarina e conta com apoio institucional da CAMARB – Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial – Brasil.
O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, e a assessora de Planejamento e Programas Estratégicos, Monique Amin Ghanem, representaram a instituição no encontro, que reuniu autoridades, pesquisadores, empreendedores e representantes de setores estratégicos do Brasil, Coreia do Sul e Estados Unidos. Também participaram delegações de diferentes cidades brasileiras, como São Paulo e Recife, além de representantes do fundo internacional de capital de risco Israel–Korea.
Durante o evento, foram debatidas as perspectivas da relação Brasil–Coreia, com destaque para o papel de Santa Catarina no avanço dessa agenda internacional. As apresentações e painéis abordaram inovação, tecnologia e áreas estratégicas como agronegócio, saúde, sustentabilidade e descarbonização, evidenciando novas possibilidades de cooperação entre os ecossistemas dos dois países.
No contexto da estratégia estadual de internacionalização da pesquisa, ciência, tecnologia e empreendedorismo, a Fapesc reforçou o compromisso do Governo de Santa Catarina em ampliar a presença de pesquisadores e empreendedores catarinenses em iniciativas globais. Ao comentar a participação conjunta da Fapesc, da Secretaria de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos e do Sapiens Park no Brazil Korea Conference 2025, o presidente Fábio Wagner Pinto ressaltou a relevância do fortalecimento da agenda internacional.
“Estivemos no Brazil Korea Conference para apresentar as linhas pelas quais o Governo do Estado tem incentivado de forma significativa a participação de nossos pesquisadores e empreendedores em projetos internacionais. Nos últimos dois anos, investimos mais de R$ 24 milhões nesse objetivo, e seguimos com editais voltados ao Horizonte Europa — programa no qual, inclusive, a Coreia do Sul pode submeter projetos. Somando os investimentos já realizados e os novos editais, ultrapassamos R$ 10 milhões destinados a pesquisadores, universidades, ICTs e empreendedores catarinenses”, explica.
O encontro também abriu espaço para networking e troca de conhecimentos entre participantes brasileiros e estrangeiros, reforçando o papel de Santa Catarina como um hub de inovação cada vez mais conectado ao cenário global.
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Gizely Campos / gizely.campos@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (47) 99104-6738