A FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) lançou chamada em parceria com o Estado de Berlim, da Alemanha, para viabilizar projetos na área de tecnologias ópticas avançadas, tais como pesquisas sobre componentes, fotossensores, fibras óticas e emissores de luz, além de processos de análise, produção e aplicação dessas tecnologias.
O apoio é voltado a empresas catarinenses de pequeno ou médio porte que tenham parceria com empresas e instituições de ciência, tecnologia e inovação da Alemanha. As empresas terão um ano para concluir as pesquisas e a operacionalização do resultado deve ocorrer em Santa Catarina. Para se candidatar, a empresa não pode ter outro projeto em andamento apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina.
“Esse é um modelo novo para promover a cooperação, centrado em inovação. O objetivo é a cooperação entre ecossistemas especializados em fotônica localizados em Santa Catarina e em Berlim, que é uma região de referência dessa tecnologia na Europa. Fazem parte deles os grupos de pesquisa das universidades, startups, empresas já consolidadas e empresas usuárias dessa tecnologia específica, para produtos aplicáveis ao mercado, seja ele catarinense, nacional, ou global”, diz Carlos Alberto Schneider, ex-superintendente da Fundação CERTI e atual Membro do Conselho de Curadores da Fundação, que também tem envolvimento no edital.
A chamada está aberta até o fim de 2016 e será operada em fluxo contínuo até o final do ano. Serão destinados R$ 600 mil a esta chamada, e cada projeto poderá receber até R$ 60 mil. Cada proposta será analisada no mês seguinte ao seu envio, e a aprovação e contratação devem ser feitas no bimestre seguinte à submissão das propostas.
O edital surgiu do acordo de cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação assinado em 2014 pela SDS (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável) e o Estado de Berlim. O Berlin Partner, a FAPESC e a Fundação CERTI assinaram um segundo memorando, para reforçar as pesquisas bilaterais ligadas à inovação. Em setembro de 2015 uma comitiva de representantes de empresas e de instituições de pesquisa da Alemanha visitou a CERTI e realizou um workshop voltado para empresários catarinenses interessados em se instalar na região de Berlim. A chamada poder ser consultada neste link.
Fonte: Jéssica Trombini – Coordenadoria de Comunicação da FAPESC