Em Chapecó, no Oeste catarinense, alunos de cursos de graduação estão recebendo um importante apoio para o desenvolvimento de ideias de produtos e serviços inovadores que possam contribuir com a solução de demandas do mercado. O projeto da Start Pré-Incubadora, do Centro Universitário Senai (UniSenai), esteve entre os contemplados do Programa de Apoio ao Empreendedorismo Universitário Inovador no Estado de Santa Catarina, desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), e em 2023, já iniciou as atividades com uma nova turma de acadêmicos.
A Start iniciou as atividades em 2022. A coordenadora de Pesquisa e Inovação do UniSenai Santa Catarina, e proponente do projeto da Start, Creciana Maria Endres, explica que durante o processo de pré-incubação os estudantes têm a oportunidade de validar seus produtos ou serviços, mostrando que o modelo de negócio é viável, com base na interação com o mercado com o apoio de uma equipe qualificada e experiente.
Para ela, o apoio da Fapesc foi primordial para a criação e a implantação da pré-incubadora para que cada vez mais estudantes se tornem empreendedores, possam resolver demandas do seu dia a dia e criarem seu próprio negócio. “Somos muito gratos à Fapesc por este apoio e fomento. Com ele podemos manter a pré-incubadora, que tem impactado positivamente diversos estudantes”, afirma.
O coordenador da Start Pré-Incubadora, Ademir Capeletto, salienta que o projeto estimula a criatividade e a colaboração entre os alunos, incentivando a criação de soluções inovadoras para novos negócios, além de fortalecer projetos que resolvam problemas da indústria. “Temos uma preocupação em proporcionar uma visão diferenciada do mercado para que, quando os estudantes atuarem nas indústrias ou como empreendedores, possam contribuir para o desenvolvimento e para que as empresas tenham um futuro promissor”, afirma. Segundo Capeletto, a Start colabora também com a aproximação dos estudantes do ecossistema de inovação.
Experiência que transcende o ensino acadêmico
A primeira turma de pré-incubados da Start realizou as atividades ao longo de 2022, apresentando os projetos a uma banca avaliadora com representantes da indústria, do meio acadêmico e da Fapesc. O objetivo dos acadêmicos envolvidos nos quatro projetos finalizados é o de seguir para a próxima etapa, de incubação, em espaços do ecossistema local.
Os acadêmicos do curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, Marlon Haupt e Daniel Wansing, foram os responsáveis pelo projeto de iluminação para agroindústria. Segundo Daniel, a Start foi crucial para o desenvolvimento e o amadurecimento da ideia da dupla. “Entendemos que por trás de uma ideia, projeto ou produto deve haver muito trabalho, estudo e pesquisa, e que devemos ser capazes de questionar tudo, para assim testar o projeto, a fim de validar o propósito para o qual foi idealizado”, comenta.
Indianara Cristina Dias, que com a colega do curso Superior de Tecnologia em Alimentos, Ligia Chitolina, desenvolveu o “Biopack”, embalagem bioativa para produtos cárneos, explica que a pré-incubação foi uma experiência para além da vida profissional. “Toda a troca de experiências que vivi, o networking que a Start proporciona, e toda a carga de conhecimento que ele traz, ampliou ainda mais o meu desejo pela pesquisa e pela inovação. Todo o conhecimento que adquiri aperfeiçoou meu olhar para a inovação, tendo noções de empreendedorismo e a concepção da organização do meu próprio negócio ou ideia inovadora”, afirma.
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC – Fapesc
Milena Nandi | milena.nandi@fapesc.sc.gov.br
(49) 98878-7828