
Encontro teve a participação de gestores e coordenadores de Projetos da fundação. (Fotos: Daniela Savi/Unesc e Leonardo Ferreira/Fapesc)
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), busca sempre ampliar a conexão com atores do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação (CTI). Nesta sexta-feira, 25, gestores e coordenadores de Projetos da fundação participaram de um momento de diálogo e aproximação com pesquisadores da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), marcado pelo painel técnico sobre Submissão, Execução e Prestação de Contas.
O painel ocorreu durante o Seminário Integrado para o Fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação da universidade e teve foco na gestão de projetos financiados, oferecendo orientações essenciais para os pesquisadores sobre as etapas de submissão de propostas, execução do projeto e a prestação de contas.

O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, destaca que o encontro foi uma excelente oportunidade para esclarecer dúvidas e para fortalecer a conexão entre o Governo do Estado e os pesquisadores. “A nossa proposta aqui é ouvir vocês, trabalhar as dúvidas que surgirem, e buscar soluções eficientes. Estamos comprometidos com a seriedade e a transparência nos processos de prestação de contas e vamos compartilhar com vocês como nosso trabalho é conduzido. É importante ressaltar que a experiência acumulada ao longo dos anos traz um olhar primoroso, especialmente quando lidamos com contextos e desafios novos”, afirma.
Conforme o presidente da Fapesc, o objetivo do Governo do Estado é garantir que todos tenham acesso aos recursos e que os processos sejam cada vez mais eficientes. “Fico feliz com a iniciativa da universidade em implementar um sistema de auxílio. Essa profissionalização da captação de recursos é uma grande iniciativa e vai permitir que lidemos com os desafios de forma mais estruturada e eficaz. A nossa meta é continuar trabalhando para manter, e até melhorar, o nosso orçamento. No ano passado, alcançamos R$ 257 milhões investidos em pesquisas ligadas à ciência e tecnologia, o que foi três vezes maior do que em 2022. Estamos comprometidos em manter essa trajetória, sempre buscando novas oportunidades e ampliando nossas capacidades de arrecadação”.
Prestação de contas
Segundo a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Valeska Tratsk, um dos pontos importantes do encontro foi facilitar o entendimento sobre a prestação de contas, que muitas vezes é vista como um grande desafio. “Vocês vão perceber como é simples e acessível fazer uma boa prestação de contas. Esse é o objetivo de nossa visita, que está sendo realizada em parceria com a Procuradoria Jurídica, com o Assessoria de Planejamento e Projetos Estratégicos e com a equipe que representa a Fapesc. Estamos trazendo toda a equipe para prestigiar vocês e oferecer o nosso apoio”, salienta.

Além do presidente e da diretora de CTI, o painel teve a participação da gerente de Prestação de Contas, Emanuelle Marques Nunes, da gerente de Tecnologia e Inovação, Sonia Bernardini, da assessora de Planejamento e Programas Estratégicos, Monique Ghanem, do coordenador Jurídico da Procuradoria Jurídica, Rômulo Duarte e do coordenador de Projetos da Procuradoria Jurídica, Gabriel Paiva.


A coordenadora do Setor de Apoio à Captação de Recursos da Unesc (Seacar), Kelly Dalla Lana, reforçou a importância do painel, para qualificar a execução dos projetos de pesquisa desenvolvidos na Unesc, promovendo a transparência, a eficiência na gestão dos recursos e o fortalecimento dos vínculos institucionais com os órgãos de fomento. “Nós entendemos a importância de estarmos juntos neste momento. Embora reconheçamos a autonomia do pesquisador ao receber a carta de anuência, também sabemos da nossa responsabilidade enquanto universidade, em oferecer todo o apoio necessário a cada um de vocês. Queremos construir, lado a lado, todo o processo, desde a submissão e elaboração do projeto até as etapas de compra e prestação de contas”.
O evento também contou com uma mesa de debate, mediada pelo professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Unesc, Oscar Rubem Montedo.


*Com colaboração da Assessoria de Imprensa da Unesc
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
comunicacao@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 98802-5794