Fapesc destaca oportunidades estratégicas para a inovação catarinense em seminário sobre Defesa em Joinville

O encontro proporcionou interação entre gestores públicos, militares e atores do ecossistema de inovação (Foto: Fiesc)

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) participou, no dia 26 de novembro, em Joinville, do 2º Seminário de Gestão de Recursos de Defesa. Promovido pela Escola Superior de Guerra, CONDEFESA/FIESC e Ágora Tech Park, o evento reuniu empresários, lideranças das Forças Armadas, acadêmicos e representantes governamentais.

Com o tema “Oportunidades estratégicas para a indústria”, o seminário apresentou caminhos de conexão em tecnologia, produção e novos negócios. A programação foi estruturada em três eixos centrais: compreender o funcionamento da indústria de defesa, conhecer os projetos estratégicos das Forças Armadas e discutir formas de acesso a financiamentos e oportunidades produtivas.

A Fapesc integrou o painel dedicado às políticas de conteúdo local e aos mecanismos de fomento. Durante a discussão, a Analista Técnico-Administrativa II da Gerência de Inovação, Mariana Pessini Mezzaroba, ressaltou a importância da pesquisa, da inovação e do apoio ao desenvolvimento tecnológico para fortalecer a Base Industrial de Defesa (BID) e ampliar a competitividade das empresas catarinenses.

“Fortalecer a Base Industrial de Defesa exige a união de pesquisa, inovação e políticas de fomento capazes de transformar boas ideias em soluções estratégicas para o país. Nosso compromisso na Fapesc é garantir que as empresas catarinenses tenham acesso às condições necessárias para competir e inovar em alto nível por meio de editais de fomento”, afirma Mariana.

O painel contou ainda com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina (Senai SC/EMBRAPII) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), que discutiram caminhos para impulsionar tecnologias críticas e ampliar o acesso das empresas aos instrumentos de fomento disponíveis.

A programação incluiu a palestra da Secretária-Adjunta de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Juliana Larenas, que apresentou as diretrizes nacionais voltadas ao estímulo ao conteúdo local, à inovação e à competitividade internacional. Também houve um painel com representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) e da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), que discutiram necessidades, gargalos e potencialidades da Base Industrial de Defesa. Além disso, gestores da Escola Superior de Guerra e das três Forças apresentaram projetos estratégicos e as oportunidades que podem impactar diretamente a indústria catarinense.

O seminário encerrou-se com debates e networking entre as instituições, permitindo a troca de informações sobre iniciativas em andamento e possíveis oportunidades de colaboração entre os participantes.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Gizely Campos / gizely.campos@fapesc.sc.gov.br

Telefone: (47) 99104-6738