Fapesc Day reúne pesquisadores e inovadores para anunciar os vencedores dos Prêmios de Pesquisa e Inovação Catarinense

Publicada em 27/10/2023

Para reconhecer e premiar 60 pesquisadores e inovadores catarinenses, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) organiza o Fapesc Day na próxima segunda-feira, dia 30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa (Alesc), em Florianópolis.

Ao total, 60 pesquisadores e inovadores catarinenses serão premiados – Foto: Gabriela Garcia Cera

No evento, que começa às 13h30 e segue até as 18h, haverá uma mesa-redonda com os contemplados pelo Programa Centelha e serão conhecidos os vencedores do Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer e do Prêmio de Pesquisa Fapesc, que presta uma homenagem ao naturalista Fritz Müller este ano.

“Estes prêmios são mais uma maneira da Fapesc reconhecer e incentivar a pesquisa e a inovação em Santa Catarina”, afirma o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto.

Prêmio de Pesquisa Fapesc – Fritz Müller

As premiações começarão às 16h com a cerimônia do Prêmio de Pesquisa Fapesc – Fritz Müller, que reconhece os pesquisadores que deixaram uma marca significativa na pesquisa científica e tecnológica, na formação de talentos e no avanço do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado.
Ao total, são 21 premiados nas três categorias: Acadêmico, Jovem Pesquisador(a) e Pesquisador(a) Destaque, que estão subdividas nas áreas de conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Linguística, Letras e Artes. Ao total, são R$ 360 mil em prêmios.

“É um orgulho para a Fapesc organizar este prêmio e proporcionar o incentivo à pesquisa no Estado, reconhecendo o trabalho de excelência destes pesquisadores”, comemora o presidente Fábio.

Conheça Fritz Müller

Fritz Müller (1822-1897) foi um renomado cientista do século 19, cujas pesquisas apoiaram Charles Darwin na teoria da evolução por seleção natural.

Nascido na Alemanha, migrou para Blumenau aos 30 anos e posteriormente tornou-se professor em Desterro, atual Florianópolis.

Seus estudos com crustáceos, realizados na Capital, chamaram a atenção de Darwin, que se referiu a ele como “o príncipe dos observadores”.

Além de ter sido amplamente citado no livro “A Origem das Espécies”, de Darwin, Müller também publicou mais de 250 trabalhos científicos, estudou Filosofia e Medicina.

Pai dedicado de nove filhas, ensinou-as a nadar devido a preocupações com enchentes. Foi prefeito de Blumenau por um breve período.

Fritz Müller dedicou sua vida à pesquisa e deixou um legado imensurável.

Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer

Ao total, 39 finalistas estão concorrendo no Prêmio Inovação Catarinense, em 14 categorias. O prêmio reconhece os esforços que fortalecem o empreendedorismo inovador de Santa Catarina e destaca as iniciativas que impulsionam o desenvolvimento socioeconômico no Estado. “Este prêmio é um incentivo e uma inspiração para empreendedores e inovadores catarinenses”, destaca o presidente da Fapesc.

Cada categoria premiará os três primeiros colocados que, além de certificado e troféu, receberão, respectivamente, R$ 15 mil; R$ 10 mil e R$ 5 mil. Ao total, são R$ 420 mil em prêmios.

Serão revelados os vencedores nas categorias: Agente de Inovação, Pesquisador(a) Inovador(a), Professor(a) Inovador(a), Estudante Universitário Inovador(a), Jovem Estudante Inovador(a), ICT Inovadora, Inovação em Serviço ou Processo, Inovação de Impacto Socioambiental, Governo Inovador, além da categoria Inovação em Produto com as subcategorias: Design Industrial, Produto Agropecuário, Produto Digital, Produto Têxtil e Equipamento.

Criado pela Lei 14.328, de 2008 (Lei Catarinense de Inovação), o prêmio homenageia a memória do Professor Caspar Erich Stemmer, personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI).

Quem foi Caspar Erich Stemmer

Caspar Erich Stemmer (1930-2012) foi uma figura notável na inovação e desenvolvimento educacional e tecnológico no Brasil. Nascido em Novo Hamburgo (RS), formou-se engenheiro pela Universidade do Rio Grande do Sul e fez especialização na Alemanha.

Em Santa Catarina, foi fundamental na criação e aprimoramento do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), introduzindo inovações pioneiras na educação. Mais tarde, serviu como reitor da UFSC (1976-1980), expandindo significativamente a universidade.

Nacionalmente, atuou em programas estratégicos do governo, como o Programa Nuclear Brasileiro. Stemmer recebeu inúmeras honrarias, incluindo a Ordem Nacional do Mérito Científico. Deixou um legado significativo na educação e na ciência brasileira.

Fapesc Day

Além da revelação e premiação dos vencedores dos prêmios de pesquisa e inovação, outras atividades de networking estão programadas no Fapesc Day. Logo após a abertura do evento, marcada para as 13h30, a mesa-redonda “Oportunidades de Financiamento à Inovação” contará com a participação de Marcelo Camargo, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e Beatriz Veleirinho, da startup catarinense NanoScoping.

Depois, a partir das 15h, começa a Hora Centelha com a entrega de certificados para os participantes do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – Programa Centelha SC 1 e 2, o projeto executado pela Fapesc, com promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Finep, que oferece capacitações e recursos financeiros para incentivar o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores.

Confira os finalistas do Prêmio Inovação Catarinense em ordem alfabética

• Agente de Inovação

Clarissa Stefani – UFSC – Florianópolis

Leo Rufato – UDESC – Lages