
Presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, dialogou com os diplomatas nesta terça-feira, 6. (Fotos: Leonardo Ferreira/Fapesc)
O protagonismo da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) como executora da Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) e o apoio dado por meio dos editais para o desenvolvimento de pesquisas, negócios, novos produtos e serviços foi apresentado a embaixadores do Marrocos, dos Emirados Árabes Unidos, do Bahrein, do Qatar e do Kuwait, nesta terça-feira, 6. Durante o encontro, o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, dialogou com os diplomatas, demonstrou o salto no investimento do Governo do Estado em CTI nos últimos anos, com um crescimento nos editais de fomento lançados pela Fapesc, e prospectou oportunidades de cooperação nas áreas de intercâmbio de professores, estudantes e empreendedores e de negócios internacionais.
Segundo o presidente, o investimento feito via editais da Fapesc, passou de R$ 155 milhões executados em 2023, para R$ 257 milhões em 2024. Como consequência, a quantidade de propostas aprovadas também aumentou, chegando a 988 projetos selecionados para receber fomento em 2024.
A reunião com os embaixadores fez parte da programação da visita oficial de lideranças do Marrocos, dos Emirados Árabes Unidos, do Bahrein, do Qatar e do Kuwait para Santa Catarina. Nesta segunda e terça-feira, 5 e 6, os embaixadores dialogaram com a equipe do Governo do Estado, liderada pelo governador Jorginho Mello. O objetivo é que os embaixadores conheçam melhor as potencialidades de Santa Catarina e assim, fortaleçam as parcerias já existentes com o estado e países da comitiva, além de possibilitar a criação de novos acordos.


Segundo o presidente da Fapesc, o encontro foi fundamental no desenvolvimento de oportunidades com instituições de ensino e empresas dos países do Oriente Médio. “Nesta reunião, mostramos onde a Fapesc está investindo os seus recursos, falamos da nossa tradição em fazer acordos de cooperação com países mundo afora e das parcerias que podemos estabelecer com os países representados nesta comitiva, para receber estudantes e empreendedores catarinenses e para nós recebermos pessoas para intercâmbio e negócios. A Fapesc é uma grande incentivadora do intercâmbio de pesquisadores, estudantes e empreendedores e todas as oportunidades que surgirem deste encontro serão avaliadas e, se assim acordado, encaminhadas para fomento pela Fundação.”, revela.
O embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Saleh Ahmad Salem Alzaraim Alsuwaidi, reforça que os países visitantes esperam ampliar as relações e conexões com Santa Catarina. “Ficamos muito felizes em ver o quão avançado é o estado de Santa Catarina e o quão avançadas são as políticas que promovem a inovação, os negócios e a educação. Aprendemos muito e vamos voltar para colocar um plano de ação para promover a conexão entre os centros de inovação dos nossos países com Santa Catarina”, afirma.
Além do presidente da Fapesc, a agenda do Governo do Estado com os embaixadores teve a participação de representantes da Secretaria de Articulação Internacional, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Turismo, Secretaria de Articulação Nacional, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria Geral de Governo, SC Participações e Parcerias, Sapiens Parque e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio).
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (49) 98878-782