FAPESC apoia workshop internacional da UDESC Joinville

Entre os dias 7 e 9 de novembro, a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), campus Joinville, realiza o II Workshop s-BrAXIN, evento científico na área de técnicas de imagem de raios-X. Com apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do PROEVENTOS, o workshop é voltado às comunidades científica e industrial.

Processo de nanofabricação utilizado para geração novos dispositivos de imageamento de raios-X (divulgação s-BRAXIN)

O evento tem como objetivo fortalecer e ampliar a rede s-BrAXIN (Research network between southern Brazil and Germany for the development and application of novel x-ray imaging methods), com a inclusão de novas instituições de pesquisa, indústrias de transformação e agentes governamentais. A primeira edição do evento, organizada pelo Instituto de Tecnologia de Karlsruhe – IMT/KIT, foi realizada em julho de 2016 na cidade de Karlsruhe-Alemanha. “O Workshop s-BRAXIN é uma oportunidade de interação entre universidades brasileiras e alemãs e empresas de Santa Catarina, visando a colaborações futuras de pesquisa e desenvolvimento tecnológico que promovam e elevem a qualidade de produtos industriais e a produção científica e tecnológica”, diz o professor Sérgio Henrique Pezzin, Coordenador do II Workshop s-BRAXIN.
A edição realizada pela UDESC contará com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais, alunos e representantes de indústrias catarinenses. O evento tem característica multidisciplinar e multisetorial, oferecendo espaço para apresentação, discussão e divulgação das pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos mais recentes na área de técnicas avançadas de caracterização por raios-X, de grande importância para as indústrias de plásticos reforçados, automobilística, aeronáutica, marinha, de petróleo e gás, de artigos esportivos e de geradores eólicos, incentivando a geração de conhecimentos, de parcerias e de produtos.
Um dos temas de discussão será a instalação do primeiro equipamento de caracterização por raios-X utilizando a técnica de interferometria Talbot na América Latina, que permite a geração de imagens 3D de alta resolução para monitoramento e caracterização de partes industriais. A programação do evento pode ser consultada neste link.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC