
A iniciativa apoia consórcios de pesquisa voltados a desafios globais dos oceanos, com participação institucional da Fapesc. (Foto: Roberto Zacarias- Arquivo Secom)
Pesquisadores e instituições que atuam em temas relacionados ao ambiente marinho, com atenção especial àqueles vinculados a regiões costeiras, agora têm mais tempo para estruturar propostas e acessar um dos principais mecanismos internacionais de apoio à ciência oceânica. Com participação institucional da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), foi prorrogado para 30 de abril de 2026 o prazo para submissão de pré-propostas à chamada internacional Belmont Forum – Ocean 2 CRA.
Os projetos deverão ser desenvolvidos por consórcios internacionais, reunindo múltiplos pesquisadores, áreas do conhecimento e representantes da sociedade civil, com a participação mínima de três instituições de países distintos.
A chamada prioriza estudos em pelo menos uma das três áreas estratégicas:
- Conservação da Biodiversidade e Soluções Baseadas na Natureza;
- Integração Oceano–Biodiversidade–Clima;
- Futuros da Natureza, Governança Oceânica e Ética para a Sustentabilidade.
Todas as informações estão no site oficial do Belmont Forum. Para apoiar os interessados, há também o vídeo do webinário realizado sobre a chamada, no canal da Fapesc no YouTube, com explicações detalhadas sobre o funcionamento do processo e as regras de participação e como apoio à formação de parcerias, está disponível ainda a plataforma de networking da Future Earth – a ferramenta conecta pesquisadores, partes interessadas e potenciais parceiros da Ocean 2 CRA, facilitando a formação de redes e consórcios internacionais.
Em caso de dúvidas, os contatos disponíveis são:
larisse.faroni@belmontforum.org (assunto: “CRA Ocean 2”)
internacional@fapesc.sc.gov.br
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Gizely Campos / gizely.campos@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (47) 99104-6738