
Recurso suplementar vai impulsionar projetos já aprovados na chamada nacional do PELD, com foco em ecossistemas catarinenses e sustentabilidade a longo prazo. (Foto: Adrio Centeno/ IMA)
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) lançou, nesta terça-feira (22), o edital suplementar nº 48/2025, ampliando o apoio ao Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD), com a destinação de R$ 900 mil em recursos públicos. O valor será utilizado como cofinanciamento à chamada nacional CNPq/CONFAP-FAPs/PELD nº 23/2024 para fomentar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que promovam avanços significativos no Programa PELD, contribuindo simultaneamente para o desenvolvimento do ecossistema de CTI em Santa Catarina.
A chamada objetiva fortalecer a manutenção de sítios ecológicos já consolidados, além de incentivar a criação de novos pontos de estudo em ecossistemas representativos do bioma catarinense. O edital visa, ainda, ampliar o conhecimento sobre padrões e processos ecológicos de longa duração, promovendo soluções inovadoras que contribuam para a preservação da biodiversidade e a sustentabilidade ambiental.
A suplementação é voltada a pesquisadores com título de doutorado, residentes em Santa Catarina e que possuam vínculo empregatício com Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs), públicas ou privadas, sem fins lucrativos.
Para participar, é necessário que os projetos já tenham sido aprovados na chamada nacional do PELD e que estejam alinhados às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, contribuindo também para práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). Os projetos aptos devem apresentar clareza metodológica, viabilidade orçamentária e resultados esperados em consonância com os desafios científicos e ambientais de Santa Catarina.
As propostas devem ser submetidas de forma individual, exclusivamente por meio do sistema SIGFAPESC, até às 18h do dia 22 de agosto de 2025. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 18 de setembro de 2025.
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Gizely Campos / gizely.campos@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (47) 99104-6738