FAO reconhece projeto de Produção Integrada de Cebola em Ituporanga

O projeto de Produção Integrada de Cebola, desenvolvido pela Epagri, foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) como uma boa prática para o desenvolvimento sustentável. O trabalho agora faz parte da plataforma digital de boas práticas da organização. “A divulgação pelo site da FAO é uma grande conquista, uma vez que dá ampla visibilidade nacional e internacional ao trabalho da Epagri”, destaca o pesquisador Francisco Gervini de Menezes Júnior, da Epagri/Estação Experimental de Ituporanga.

cebola producao integrada
Crédito da foto: Aires Mariga

O Sistema de Produção Integrada de Cebola (Sispic) envolve uma série de técnicas que buscam garantir alimentos seguros para o consumidor. Um dos pilares desse sistema é a rastreabilidade: o produtor, o técnico e o fiscal adotam procedimentos que permitem acompanhar todo o processo produtivo, de forma a certificar a qualidade do que será colhido. Para isso, todas as práticas adotadas na lavoura são registradas em cadernos de campo.
O sistema permite reduzir o uso de insumos como fertilizantes e agrotóxicos e diminuir os custos de produção. Em várias propriedades acompanhadas, a produtividade foi cerca de 8t/ha superior à dos cultivos tradicionais. “Não foram encontrados resíduos significativos de agrotóxicos nos bulbos de cebola coletados nas lavouras de produção integrada”, diz Francisco. O Sispic prevê, também, a adoção de práticas de conservação do solo.
A Estação Experimental de Ituporanga é a coordenadora do projeto, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O trabalho é desenvolvido com apoio da Estação Experimental de Caçador e dos escritórios municipais da Epagri de Alfredo Wagner, Atalanta e Ituporanga, além do Instituto Federal Catarinense, Campus Rio do Sul. O projeto ainda conta com a participação de representantes de associações nacionais e estaduais de produtores e de comerciantes locais.
Santa Catarina é o maior produtor nacional de bulbos de cebola, com cerca de 10 mil famílias envolvidas na atividade. No Brasil, o Estado é pioneiro no desenvolvimento do Sispic.
Para ver o projeto na plataforma de boas práticas de produção da FAO, acesse:http://www.boaspraticas.org.br/index.php/pt/areas-tematicas/agricultura/435-producao-integrada-de-cebola-para-o-estado-de-santa-catarina-pic-1
Fonte: Cinthia Freitas – Assessoria de Comunicação Epagri