O arroz é uma das principais cadeias produtivas de Santa Catarina. Na safra 2014/15 o Estado produziu mais de um milhão de toneladas do cereal, confirmando-se como o segundo maior produtor do País. Muito desse resultado se deve às pesquisas desenvolvidas pela Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI).
Para fomentar ainda mais esse desenvolvimento tecnológico, a Epagri recebe nesta quarta-feira (17/2) uma colheitadeira de parcela de arroz, equipamento de ponta que vai facilitar e qualificar ainda mais o trabalho desenvolvido na EEI.
José Alberto Noldin, gerente da EEI, explica que o novo equipamento vai permitir colher pequenas áreas de arroz (de 2 a 3 metros quadrados). Imediatamente, a colheitadeira lança as medidas de peso e umidade em uma planilha eletrônica, agilizando e qualificando o trabalho de pesquisa. O equipamento vai permitir a redução na demanda por mão de obra dentro da EEI. No Brasil, somente algumas unidades públicas e privadas de pesquisa têm o equipamento, que não serve para o agricultor. A colheitadeira que vem para a Epagri foi importada da Áustria com recursos do PAC Embrapa e atende a uma solicitação antiga dos pesquisadores. O investimento foi de R$ 900 mil.
A entrega da colheitadeira acontece às 11hs de amanhã (17), no XXI Dia de campo em arroz irrigado da Estação Experimental de Itajaí. O evento deve reunir entre 200 e 300 pessoas de toda a cadeia produtiva do cereal em SC, além de representantes da FAPESC, órgão do governo estadual que fomenta a pesquisa sobre arroz irrigado.
Serviço:
XXI Dia de campo / visita da pesquisa em arroz irrigado da EEI, com entrega da colheitadeira de parcela.
Dia 17 de fevereiro.
Das 9h às 11h visita a campo, às 11h cerimônia de entrega do equipamento.
Na Estação Experimental da Epagri em Itajaí (Rod. Antônio Heill, 6800, Itaipava).
Mais informações com José Alberto Noldin: (47) 8861-5878 / 3398-6296.
Adaptado do original da Epagri