Ensino e pesquisa voltados à comunidade

Primeira instituição a atuar na Educação Superior no Oeste catarinense, a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) une ensino, pesquisa e extensão na formação acadêmica dos mais de 60 mil estudantes que já passaram por uma das 11 unidades espalhadas pelo Estado

Milena Nandi
Fapesc
milena.nandi@fapesc.sc.gov.br

Fotos: Divulgação e Arquivo Unoesc

Imagine quanta história cabe em 54 anos de existência? E quando falamos sobre uma Instituição de Ensino Superior (IES), é preciso incluir as histórias de milhares de pessoas. No caso da Unoesc, são mais de 60 mil estudantes que realizaram seus percursos de formação acadêmica e humana em uma ou mais unidades da instituição, localizadas em 11 cidades do Oeste catarinense.

Fundada em Joaçaba, a Unoesc foi a primeira instituição a iniciar os trabalhos na Educação Superior no Oeste de Santa Catarina. Criada pelo poder público, com o apoio popular, a instituição deu oportunidade aos estudantes da região que não precisam mais se deslocar para fazer um curso de graduação. O reitor da Unoesc, Ricardo Antonio De Marco, pontua que a instalação de universidades colaborou com a interiorização do Ensino Superior no Estado, transformando e impactando positivamente as áreas social, cultural e econômica.

Todo o desenvolvimento da Unoesc foi calcado no tripé ensino, pesquisa e extensão, e a partir deste direcionamento, a instituição desenvolve atividades que trazem benefícios para a população em diversas áreas e, em contrapartida, colaboram com a formação acadêmica de estudantes dos diversos cursos.

O agro como ponto de partida

A Unoesc atua em todos os níveis educacionais, da Educação Básica, passando pelo Ensino Superior até a pós-graduação lato e a stricto sensu. Quando foi criada, direcionou as unidades de acordo com as vocações das cidades e seu entorno, mas sem perder o foco do Oeste: o agronegócio. À medida que a instituição foi se desenvolvendo, esta divisão por cidade foi deixada para trás, adotando-se uma preocupação em oferecer formação em todas as áreas.

Campus Xanxerê
Desde sua criação, a Unoesc segue a vocação da região Oeste: o agronegócio

“A nossa força motriz tem os pilares no agronegócio, o maior setor da região. A partir dele, atendemos outras áreas. Nosso olhar é generalista e nosso posicionamento está claro: somos uma instituição comunitária e o que a sociedade nos demandar, temos o compromisso de atender”, destaca o reitor da Unoesc, Ricardo Antonio De Marco.

Inovação: um novo momento para a universidade

Os recursos recebidos por meio dos poderes públicos, federal e estadual, colaboram com os projetos de pesquisa alinhados ao novo momento da universidade, como a elaboração de um diagnóstico do Oeste, desenvolvido para criar o ecossistema de inovação da Unoesc.

Projetos de extensão
Atividades beneficiam a população e colaboram com formação dos estudantes

O projeto pretende abranger as 11 cidades de atuação da IES e cidades próximas, demonstrando para a comunidade que é possível desenvolver novas ideias utilizando a estrutura e o suporte técnico da universidade.

O plano de desenvolvimento institucional vai conectar o Ensino Básico à internacionalização, demonstrando ao estudante que, antes mesmo do Ensino Superior, é possível fazer um intercâmbio, e que durante a graduação é viável participar de projetos de pesquisa internacionais e ainda ter dupla titulação.

Desenvolvimento da pesquisa universitária

O reitor da Unoesc, Ricardo Antonio De Marco, destaca o papel da Fapesc, responsável por incentivar a pesquisa e a inovação, e distribuir os recursos pelas regiões do Estado. Para ele, os investimentos em projetos de pesquisa, como os da Fundação, são significativos, pois voltam para a sociedade em forma de conhecimento, bolsas de estudos e serviços.

“Quando temos distribuição de recursos, conseguimos por meio da pesquisa trazer respostas locais a temas que tínhamos dificuldade. O formato de pesquisa das comunitárias deve ser direcionado para a pesquisa aplicada, com inserção direta na indústria e o fomento do desenvolvimento das regiões”, considera o reitor.