Empresa da 5ª edição do Sinapse recebe prêmio na Alemanha

A empresa catarinense Pack ID Soluções de Tecnologia, de Chapecó, conquistou o primeiro lugar na competição internacional de aceleração de starturps, a AdMaCom, (Advanced Materials Competition) organizada pela rede INAM (Innovation Network Advanced Materials). A empresa participou do Sinapse da Inovação, Operação V, promovido pelo governo do Estado via FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), com metodologia da Fundação Certi. A empresa da incubadora tecnológica da Unochapecó, que tem como sócios Caroline Dallacorte e Thales Akimoto, é voltada para soluções de temperatura na cadeia dos alimentos. O prêmio aos dois empreendedores foi um cheque de 10 mil euros (R$ 35.800).
 

pack-id
Da esquerda para a direita: Danny Kraust, diretor da Berlin Partner, os empresários Caroline e Thales, o conselheiro da Fundação Certi, Carlos Alberto Schneider, e o presidente da Fapesc, Sergio Gargioni.

Os empresários desenvolveram uma etiqueta adesiva com nanosensor de temperatura que auxilia as cadeias alimentícia e farmacêutica a monitorar seus produtos em tempo real, via desktop ou dispositivos móveis. O dispositivo RFID (identificação por radiofrequência) permite esse monitoramento, notificando a empresa ou indústria que não mantiver os alimentos em temperatura adequada para consumo. Dessa forma, ações preventivas podem ser tomadas instantaneamente, evitando que o produto seja adquirido pelo consumidor.
De acordo com Caroline, o ganho da solução tecnológica está na oferta de prevenção, pois estes ramos da economia perdem produtividade devido à falta de um serviço como este no mercado, pois ele garante a qualidade microbiológica e sensorial dos alimentos resfriados e congelados, preservando a integridade do consumidor.
A disputa na AdMacOM contou com 15 empresas internacionais, sendo cinco catarinenses. Dessas cinco, três fazem parte do programa Sinapse da Inovação. Junto com a Pack ID, contemplada na Operação V, também são do Sinapse a NanoScoping, contemplada na Operação IV, e a Due Laser, também da 5ª edição. As outras duas catarinenses são a Etax, de São Bento do Sul, e a Alkimat, de São José. Na premiação, realizada em Berlim no dia 10, além dos empresários Caroline e Thales, participaram Danny Kraust, diretor da Berlin Partner e coordenador do evento, o fundador e conselheiro da Fundação Certi, Carlos Alberto Schneider, e o presidente da FAPESC, Sergio Gargioni.
 
Fonte: FAPESC, com informações da UNOCHAPECÓ e da Fundação CERTI

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support