A Mind the Graph, startup contemplada na Operação IV do Sinapse da Inovação SC, “transforma cientistas em designers” por meio da primeira plataforma de infografia voltada para Ciências da Vida e Saúde. O produto vem sendo desenvolvido desde meados de 2014, com incentivo do Sinapse e de outros programas de fomento à inovação.
O apoio do Sinapse permitiu aos empreendedores ter contato com os primeiros clientes. Em um segundo momento, a startup participou do programa StartupSC, o que possibilitou a ampliação da base de clientes em nível internacional. Hoje a Mind the Graph opera alavancada por recursos do programa RHAE-CNPq.
Os primeiros testes foram realizados em modelo beta fechado, no qual o acesso é restrito e os usuários precisavam de um código para acessar a plataforma. Apenas 100 pessoas haviam recebido este código. A partir de junho de 2015, deu-se início a um teste de demanda oferecendo gratuitamente uma versão básica da plataforma (modelo Freemium). A demanda cresceu consideravelmente, e em apenas 3 meses a empresa passou da marca de 1000 usuários. Nos últimos 3 meses, o crescimento tem superado 50% a cada mês, acumulando um crescimento de 260% no ano de 2015.
Alinhada com a visão original do produto, a Mind the Graph alcançou relevância internacional rapidamente, visto que os usuários são oriundos de 30 países diferentes, muitos de universidades e centros de pesquisas referências em sua área de atuação. No início, cerca de 85% dos usuários eram brasileiros, mas hoje são menos de 35%.
Mais de 15 mil infográficos já foram criados na plataforma. Este número é ainda mais impressionante quando se sabe que o usuário gratuito pode manter apenas 1 figura editável. Ou seja, os usuários estão apagando as figuras para conseguirem criar novas, criando um gap de demanda que a startup pretende utilizar como força motriz do modelo de monetização.
Atualmente a Mind the Graph está trabalhando na evolução do produto a partir das demandas surgidas nas interações com os usuários e buscando identificar o melhor modelo de negócio. Uma porcentagem ainda pequena da base de usuários é de assinantes, que recebem acesso a benefícios adicionais, incluindo a possibilidade de manter mais figuras editáveis. Paralelamente, os empreendedores estão em negociação avançada com os primeiros patrocinadores que permitam sustentar o modelo Freemium, transformando a plataforma em um canal de veiculação de conteúdo patrocinado.
Cada vez mais reconhecida pelo seu alto potencial, a Mind the Graph também está na lista das startups selecionadas para a primeira etapa do Programa de Promoção de Economia Criativa, consequência da parceria entre Samsung, Anprotec e CCEI Daegu (Coréia do Sul). O resultado das oito empresas selecionadas foi divulgado no dia 03/12 e também teve destaque no site da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. A “sináptica” é a empresa mais jovem e a única do estado de Santa Catarina naquele programa.
Não deixe de visitar a plataforma da empresa em http://mindthegraph.com/
Fonte: Portal Sinapse SC