Empreendedorismo inovador impulsiona desenvolvimento em Santa Catarina

Publicado em 01/09/2023

Com o crescente foco na inovação tecnológica e empreendedorismo em Santa Catarina, os Centros de Inovação espalhados pelo Estado têm apresentado resultados significativos na transformação econômica dos municípios catarinenses. O governo do Estado proporcionou um ponto de encontro para representantes desses ambientes de desenvolvimento durante o Startup Summit, realizado em Florianópolis. No Espaço Santa Catarina, lideranças apresentaram cases de sucesso. Um resumo das principais informações foi apresentado no podcast FapescPod!, uma produção da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc). O conteúdo foi lançado nesta sexta-feira (1º) e está disponível em áudio e vídeo nas principais plataformas digitais.

Gestor do Orion, de Lages, Claiton Camargo de Souza

Os impactos da integração entre os gestores e agentes de inovação de Santa Catarina com o ecossistema como um todo serão prolongados, de acordo com o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto. “Os desdobramentos de um evento como esse serão estendidos durante o ano inteiro. Da nossa parte, a Fapesc e o governo do Estado, vamos seguir trabalhando na promoção à Ciência, Tecnologia e Inovação catarinense”, afirmou.

Primeiro a ser implantado no Estado, o Orion Parque, em Lages, tem demonstrado resultados expressivos. “As empresas que se vinculam direta ou indiretamente com o Centro de Inovação faturam, juntas, mais de R$ 150 milhões”, afirmou o gestor do Orion, Claiton Camargo de Souza. “Isso mostra o crescimento do setor, que já impacta na economia do município de Lages e da região”.

Em Tubarão, o cenário é de otimismo. Luiz Antonio Duarte, gestor do Sigma Tech Park, destacou a mudança de paradigma na cidade. “Há dois anos, enfrentávamos um grande desafio com o ingresso de jovens no setor de tecnologia. Agora, percebemos um aumento significativo de interessados. Notamos o aculturamento da inovação e da tecnologia na cidade”.

Representante do Centro de Inovação Norberto Frahm, localizado em Rio do Sul, Gabriel de Borba Neto, também enxerga boas oportunidades. “Buscamos na inovação o novo posicionamento econômico de Rio do Sul e dos 28 municípios da região do Alto Vale do Itajaí. Sabemos o caminho que precisa ser trilhado e estamos trabalhando para que isso aconteça”.

Gestora do Centro de Inovação de Videira, Anna Paula Scalsavara salientou a importância da sinergia entre startups e o ecossistema local. “A cada ano, recebemos mais empreendedores e essa conexão fortalece as nossas startups, que estão em busca de soluções para a economia local”.

Nelson Martins de Almeida Netto, gestor do Novale Hub, em Jaraguá do Sul, também evidenciou a importância do apoio da Fapesc nos projetos locais. “Com uma diversidade de ações e muitos parceiros, como a Fapesc, através dos editais de fomento, contamos com a estruturação para oferecer a oportunidade de novos negócios”.

Ao todo, a Rede Catarinense de Centros de Inovação tem 15 unidades espalhadas em todo o território estadual. São ambientes para promover e dar suporte ao empreendedorismo, ajudando a criar e expandir negócios inovadores. Vinculados à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI-SC), os Centros são integrados por representantes de instituições de ensino e pesquisa, empresas, governo e sociedade.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Altair Magagnin Jr / altair.magagnin@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 98802-5794

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support