Empreendedores de Santa Catarina conhecem a Trilha da Inovação da Fapesc, iniciativa que orienta sobre como acessar fomento do Governo do Estado

Ao longo do mês de outubro, o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, participou do circuito Ignition Startup, que realizou encontros com empreendedores nas seis mesorregiões de Santa Catarina. (Fotos: Milena Nandi e Leonardo Ferreira/Fapesc)

Ideação, Validação, Crescimento ou Escala. Qual é a fase de sua ideia ou negócio? A resposta a esta pergunta nem sempre é óbvia, mas é essencial para que o empreendedor entenda o grau de maturidade de seu negócio e consiga acessar de maneira mais eficaz o apoio oferecido pelo Governo do Estado. Para orientar sobre os caminhos para recursos de fomento ao empreendedorismo, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) lançou a Trilha de Inovação. Ao longo deste mês, a iniciativa foi apresentada para empresários e líderes de startups de todas as regiões do estado – ao longo de sete edições do
Ignition Startup.

O presidente da fapesc, Fábio Wagner Pinto, apresentou a iniciativa nas edições realizadas em Florianópolis, Criciúma, Blumenau, Itajaí, Joinville, Chapecó e Lages — esta última encerrando o roteiro do Ignition nesta quinta-feira (30/10). “Para cada fase em que o empreendedor se encontra, existem oportunidades específicas ofertadas pelo Governo do Estado. A Trilha se consolida como uma ferramenta estratégica que indica o caminho conforme o grau de maturidade do negócio e os programas disponíveis. Essa é uma visão ímpar do governador Jorginho Mello, que reconhece na inovação e no empreendedorismo o caminho para Santa Catarina seguir crescendo”, destacou.

Disponível no site da Fapesc, a Trilha da Inovação é um guia estratégico criado pela Fapesc para que empreendedores catarinenses identifiquem em qual fase seu negócio está e, a partir disso, saibam exatamente quais oportunidades de fomento do Governo do Estado podem acessar. Ela conecta a maturidade do negócio com editais, crédito, capacitações e redes de inovação, tornando o percurso do empreendedor mais rápido, assertivo e com menos desperdício de tempo e recursos.

Ignition Startup

Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Edgard Usuy, o Ignition Startup é um pilar estratégico para impulsionar o ecossistema de inovação em Santa Catarina. “A iniciativa apoia ideias desde as fases iniciais, fortalecendo o empreendedorismo e estimulando o surgimento de novas soluções tecnológicas. Os encontros realizados mostraram, na prática, a força da inovação presente em todas as regiões do Estado. Por meio do SC Mais Inovação, ampliamos essa rede, conectando talentos, instituições e oportunidades que resultam em projetos concretos e transformadores para a vida dos catarinenses. Seguimos firmes nesse propósito, construindo uma Santa Catarina cada vez mais inovadora, colaborativa e preparada para os desafios do futuro”, salienta o secretário.

O circuito Ignition Startup apresentou os R$ 20 milhões em oportunidades oferecidas pelo Governo de Santa Catarina ao empreendedorismo, por meio de editais da Fapesc e linhas de crédito da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc). O roadshow teve a parceria da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e da Rede Catarinense de Centros de Inovação (RCCI).

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (49) 98878-7828