Embraco poderá usar o selo “Empresa Inovadora de Joinville”

A Embraco, multinacional focada em inovação e uma das maiores fabricantes mundiais de compressores herméticos para refrigeração, foi destaque no 3º Prêmio de Inovação de Joinville, obtendo a terceira colocação na categoria grande empresa. O resultado foi anunciado em outubro, no encerramento do evento Expo Inovação, organizado pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Comciti). O projeto inscrito tem o título “Inovação aberta como estratégia de inovação na Embraco: parcerias com instituições científicas e tecnológicas reconhecidas mundialmente”. A empresa poderá usar o selo “Empresa Inovadora de Joinville”, em publicações, pelo período de um ano.
Headquarter BR
O case da Embraco enfatiza que as ações de promoção da cultura inovadora fazem parte da filosofia da empresa, que investe de 3% a 4% da receita líquida anual em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) para criar produtos que consumam menos matéria-prima, sejam mais eficientes e ofereçam menor impacto ambiental. São 40 laboratórios de ponta, mais de 500 profissionais dedicados a P&D e parcerias estratégicas firmadas com universidades e institutos de pesquisa em vários países, com 1.600 patentes concedidas.
Segundo Evandro Gon, diretor de Inovação, o modelo de inovação aberta da Embraco é referência no Brasil. Ele menciona como emblemático o caso da parceria de 33 anos com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ressaltando que esse modelo pode ser replicado e fortalecido em instituições de Joinville.
Nos últimos anos, a empresa tem ampliado o número de convênios e projetos colaborativos com outras instituições de ciência e tecnologia da Região Norte/Nordeste de Santa Catarina, como Udesc, Univille, Sociesc, Instituto Senai de Tecnologia em Jaraguá do Sul e Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura Joinville. Em 13 anos, cerca de 20 tecnologias foram patenteadas em conjunto, a partir dessas iniciativas.
“A empresa está inovando tanto no processo de avaliação e prospecção de parcerias em P&D com as instituições, quanto na forma de atração e retenção de talentos”, sublinha Evandro. Em 2013, a Embraco lançou o programa “Talentos Catarinenses”, projeto-piloto da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina (Fapesc), com o objetivo de trazer mestrandos e doutorandos para desenvolver projetos de pesquisa na empresa. “Buscamos incentivar a difusão do conhecimento e a implementação de projetos inovadores de pesquisa científica ou tecnológica em Joinville e em todo o Estado”, conclui o diretor.
Sobre a Embraco
A Embraco é uma multinacional do setor de compressores herméticos para refrigeração focada em inovação. O compressor é o principal responsável pela produção do frio em um sistema de refrigeração. Com atuação global e capacidade de produção anual de 39 milhões de unidades, a Embraco oferece soluções que se diferenciam pela inovação e pelo baixo consumo de energia. Seus mais de 12 mil funcionários trabalham nas fábricas e escritórios localizados no Brasil, na China, Itália, Eslováquia, México, Estados Unidos e Rússia. Para saber mais sobre a Embraco acesse www.embraco.com.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support