Esta quarta-feira, 26 de abril, é o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, um tema que está em foco na Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Em 2022, foram registrados 543 pedidos de registro ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

De acordo com a Assessoria de Planejamento e Programas Estratégicos (APPES) da Fapesc, os resultados são referentes a 264 projetos contidos em 57 editais de chamada pública. Os pedidos de propriedade intelectual feitos ao INPI englobam 85 solicitações de patentes, 220 de registros de softwares desenvolvidos, 152 de pedidos de marcas registradas e 86 de outras registros de propriedades intelectuais.

“A geração de propriedade intelectual é a comprovação da relevância e do ineditismo do trabalho desenvolvido dentro dos editais promovidos pela Fapesc. É também fundamental no desenvolvimento e na consolidação do Ecossistema de Ciência e Tecnologia e Inovação (CTI)”, afirmou o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto. “O governador Jorginho Mello suporta totalmente nossos empreendedores e pesquisadores na geração de propriedades intelectuais. Nesse sentido iremos, em futuro breve, ter novas iniciativas para fortalecer esta prática pela indústria e pelos pesquisadores catarinenses”.

A data comemorativa foi instituída pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) em 2000. “O Dia Mundial da PI oferece uma oportunidade única para, em companhia de outras pessoas de todo o mundo, refletirmos sobre como a propriedade intelectual (PI) ajuda a cena artística mundial a florescer e como ela viabiliza a inovação tecnológica que impulsiona o progresso humano”, explica o site da instituição.