O Comitê de Coordenação dos INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) definiu os projetos que receberão recursos no âmbito da Chamada INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014. Dos 101 projetos de INCTs aprovados em todo o país, três deles são em Santa Catarina: INCT Refrigeração e Termofísica, INCT Brasil Plural e INCT de Catálise em Sistemas Moleculares e Nanoestruturados.
Neste primeiro momento, os projetos aprovados serão cofinanciados por agências federais (CAPES, CNPq e FINEP) e as respectivas FAPs (Fundações de Amparo à Pesquisa) de cada estado, como será o caso da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). As demais propostas recomendadas no mérito que não foram contempladas entre os 101 projetos selecionados poderão solicitar um “Selo INCT” que os credenciará para busca de financiamento.
Havendo aporte financeiro adicional, outras propostas dentre as selecionadas por mérito poderão ser financiadas no futuro.
Da reunião na Secretaria Executiva do MCTIC (Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), em que foram definidos os projetos a serem contemplados participou Sergio Gargioni, presidente do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e da FAPESC, e Maria Zaira Turchi, vice-presidente do CONFAP e presidente da FAPEG (Fundação de Amparo à pesquisa de Goiás).
Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq, com acréscimos da FAPESC