Conferência Estadual de CTI ocorre no Campus Itajaí

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebeu, ontem, 3, no Campus Itajaí, a etapa regional da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS).

O encontro tem como finalidade estabelecer direcionamentos estratégicos e linhas prioritárias de atuação do Governo do Estado no apoio a inovações resultantes de pesquisas científicas e tecnológicas, realizadas por instituições e empresas radicadas em Santa Catarina. Ele foi transmitido ao vivo pelo site da Conferência. Todos os vídeos das etapas regionais da Conferência podem ser acessados em: http://www.conferenciacti.sc.gov.br/?page_id=13879

2015-11-03-conferencia-cti

Cézar Zucco, diretor Técnico-científico da Fapesc, representando Sergio Gargioni, presidente da Entidade, explicou, em sua fala, durante a abertura do evento, que a Conferência tem objetivos expressos de fazer com que ciência, tecnologia e inovação sejam, de fato, motivo de orgulho para o Brasil. E sentenciou: “Sem Ciência, Tecnologia e Inovação, nós não avançaremos”.

Na sequência, ele apontou a necessidade de ampliação de investimentos em pesquisas e na capacitação de mão de obra: “Apesar de estarmos acima da média nacional, o Estado ainda apresenta um déficit de 16 mil doutores. A preocupação com ciência e tecnologia esbarra nas nossas competências e esse problema, certamente, deverá entrar nas pautas da discussão de hoje”, aconselhou o diretor da Fapesc.

Mário Cesar dos Santos, reitor da Univali e anfitrião do evento, indicou aos grupos de trabalho a tarefa de proposições de direções estratégicas e linhas prioritárias de atuação governamental no apoio a inovações derivadas de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por instituições e empresas radicadas em território catarinense e o papel da Univali, enquanto instituição comunitária, no fomento de tais iniciativas: “É nosso papel fomentar iniciativas como esta para contribuir com o desenvolvimento do sistema catarinense de ciência, tecnologia e inovação e gerar, por consequência, reflexos condizentes com demandas coletivas pelas quais somos todos responsáveis”, resume.

O resultado final dos debates será apresentado durante o 5º Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação, que ocorrerá no dia 13 de novembro, em Joinville.

Fonte: Wagner Mezoni – Assessoria de Comunicação Univali