Com recursos do Governo do Estado, pesquisa inédita em Santa Catarina sobre o uso de nanossistemas de grafeno na agricultura é desenvolvida no Oeste catarinense

Laboratório do campus do IFC em Concórdia recebeu mais de R$ 1,5 milhão em recursos do Programa Multilab SC. (Foto: Milena Nandi/Fapesc)

O desenvolvimento da pesquisa avançada em Santa Catarina segue sendo impulsionado pelo Governo do Estado. Nesta quinta-feira, 12, foi inaugurada a nova estrutura do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Bioquímica e Toxicologia (Labitox), localizado no campus de Concórdia do Instituto Federal Catarinense (IFC), implantada com recursos de mais de R$ 1,5 milhão do Programa Multilab SC. O investimento permitiu a aquisição de equipamentos de alta sensibilidade e complexidade, que serão usados em pesquisa inédita em Santa Catarina para a criação de nanossistemas de grafeno, com aplicações voltadas para aumentar a produtividade e a sustentabilidade na agricultura.

Este foi o 21º laboratório de pesquisa avançada estruturado com fomento do edital 15/2023 do Programa de Estruturação Acadêmica para Laboratórios Multiusuários Dedicados à Pesquisa Avançada no Estado de Santa Catarina, desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Ao todo, 50 projetos de laboratórios com estrutura para uso compartilhado foram beneficiados pelo edital.  

O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, afirma que o laboratório inaugurado nesta quinta-feira, em Concórdia, é mais um bom exemplo de projeto com conexões para além da academia. “Esse laboratório é mais um exemplo que vemos de locais de pesquisa avançada estruturados com recursos do Governo do Estado que vai promover projetos junto a indústria, a academia e trazer uma forma mais direta para os estudantes entenderem qual a importância de um laboratório como esse e de ter a academia sempre muito perto das demandas da sociedade e das indústrias”, salienta. O Programa Multilab SC chegou a sua segunda edição em 2025 e, segundo o presidente da Fapesc, isso demonstra que, se for dada oportunidade às instituições de ensino e pesquisa, geram estruturas de altíssimo valor.

Para o vice-reitor do IFC, André Kuhn Raupp, a inauguração da nova estrutura do Labitox é um marco, comemorado poucos dias após o aniversário de 60 anos do campus de Concórdia do instituto. “É uma alegria celebrar essa inauguração hoje. Agradeço aos pesquisadores e estudantes que se dedicaram para que esse projeto se tornasse realidade. E reconhecer essa grande iniciativa da Fapesc e do Governo do Estado com o Programa Multilab SC. Esse aporte que hoje aqui celebramos, é um passo de suma importância estratégica para a estruturação de um laboratório de excelência, dando mais densidade e qualidade às pesquisas e à inovação. Esse montante de recursos no laboratório de excelência no Oeste de Santa Catarina representa um passo importante para a descentralização dos espaços de pesquisa e geração de conhecimento no estado”, afirma.

O evento teve a presença da diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação, Valeska Tratsk, da diretora geral do campus de Concórdia do IFC, Alessandra Portolan, do vice-prefeito de Concórdia, Fábio Ferri, além de pesquisadores, estudantes e empresários.

Conheça o projeto

Os equipamentos para o Laboratório de Pesquisa e Inovação em Bioquímica e Toxicologia do IFC, foram adquiridos pelo projeto “Nanossistemas Multifuncionais de Controle Ambiental, de Produção Animal e Fertilizante Baseados em Óxido de Grafeno”, aprovado no edital 15/2023 da Fapesc.

O coordenador do projeto, professor doutor Mário Teixeira, explica que o objetivo é desenvolver dispositivos baseados em nanossistemas de grafeno para aplicação no solo e nas sementes, como uma nova tecnologia capaz de ampliar a eficiência da produção agrícola. “O laboratório tem foco na inovação tecnológica e prototipagem de produtos e processos voltados para a área de Ciências Agrárias. Com os equipamentos adquiridos com o fomento do edital da Fapesc, vamos estudar o desenvolvimento e uso de nanossistemas de grafeno como bioestimuladores, como transportadores de nutrientes e colaboradores no tratamento de doenças em culturas como milho e uva. Além disso, vamos estudar o uso deles para eduzir a contaminação do leite por antibióticos usados na pecuária”.

Teixeira reforça a importância do Programa Multilab SC no incentivo ao desenvolvimento da pesquisa científica em Santa Catarina e o quanto o investimento vai fazer a diferença para as pesquisas realizadas no Labitox. “Os equipamentos de ponta adquiridos permitiram a modernização do laboratório. Vamos conseguir desenvolver pesquisas integrando diferentes saberes para a resolução de problemas complexos e entregar soluções tecnológicas mais robustas”, afirma o coordenador do projeto. “A nova estrutura do laboratório estimulará o desenvolvimento de projetos voltados a problemas reais da sociedade e do setor produtivo, conectando ciência e inovação com demandas locais. Vamos poder também otimizar as pesquisas em parceria com instituições internacionais. E todos esses estudos irão gerar trabalhos científicos, patentes e servir de base para outras pesquisas”, complementa. 

Programa MultiLab SC

O edital 15/2023 da Fapesc selecionou 50 projetos de laboratórios de pesquisa avançada em áreas como Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Engenharias. Além do fomento, o programa promove a criação de uma rede de laboratórios interligados, incentivando o uso compartilhado das estruturas.

Os laboratórios multiusuários contemplados na primeira edição do MultiLab SC estão sendo implantados nos municípios de Araquari, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Curitibanos, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Videira, Rio do Sul, São Francisco do Sul, São Miguel do Oeste e Xanxerê.

As instituições podem utilizar os recursos para obras e melhorias de infraestrutura, aquisição de equipamentos e outros investimentos que fortaleçam o desenvolvimento da pesquisa avançada em Santa Catarina.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br

Telefone: (49) 98878-7828