
Entrega da honraria ocorreu em Florianópolis, durante solenidade com a presença de lideranças do Governo do Estado, finalistas e convidados. (Fotos: Leonardo Ferreira/Fapesc)
Em um dia marcado pela celebração da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) catarinense, o Governo de Santa Catarina reconheceu pessoas, empresas e instituições que transformam conhecimento em resultados concretos ao longo de 2025. Assim foi a segunda-feira, 15, com a entrega do Prêmio Inovação Catarinense — Professor Caspar Erich Stemmer. Realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc), a honraria reconheceu 22 atores do ecossistema de CTI catarinense de destaque, em oito categorias.
Os três primeiros colocados de cada categoria receberam placas e certificados, e os vencedores das categorias principais terão acesso a um edital de fomento exclusivo, com recursos de até R$ 100 mil por projeto – totalizando R$ 800 mil em investimentos para fortalecer as iniciativas premiadas.

A vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm participou da solenidade e considera que o Prêmio Inovação Catarinense carrega um importante significado para o estado, ao reconhecer mulheres e homens que ajudam a construir o amanhã de Santa Catarina. “É um momento que nos orgulha profundamente. Essa premiação simboliza o que Santa Catarina tem de mais valioso: as pessoas. Pessoas que transformam conhecimento em soluções, ideias em oportunidades e inovação em desenvolvimento concreto que melhora a vida da nossa gente. O Governo do Estado, por meio da Fapesc, reafirma hoje o compromisso claro e permanente com um estado que acredita na ciência, valoriza a pesquisa e acredita nas pessoas. Inovar não é só uma opção, mas um caminho estratégico que gera renda, competitividade e a qualidade de vida. O nosso governador Jorginho Mello sempre nos deixou muito claro que investir em Ciência, Tecnologia e Inovação é investir no futuro de todos os catarinenses”, salienta Marilisa.

Para o secretário adjunto da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Nícola Martins, a premiação reconhece aqueles que ajudam a impulsionar o estado. “Este é um prêmio que reconhece aqueles que fazem a inovação de Santa Catarina. É muito mais que um trecho da nossa lei, é realmente o que faz a nossa economia girar. Quando o governador e a vice-governadora criaram a SCTI, para junto com a Fapesc fazer esse trabalho de fomentar a inovação em Santa Catarina, o projeto foi justamente esse, levar ainda mais a Ciência, a Tecnologia e a Inovação para cada canto do estado. Hoje 8% do PIB catarinense vem da tecnologia e inovação e logo chegaremos aos 10% que é o sonho do nosso governador. Desejo a todos os vencedores, ainda mais sucesso além do prêmio de hoje”, reforça Martins.

O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, reforça o grande potencial do catarinense em realizar pesquisas em diversas áreas, desenvolver tecnologias e inovar, empreendendo e ganhando novos mercados e colocando Santa Catarina em destaque no cenário nacional e internacional. “Sempre me surpreendo com as soluções e projetos que a Fapesc recebe. A diversidade de temas e a criatividade das propostas demonstram o potencial do pesquisador, do empreendedor e das instituições catarinenses. Hoje aqui queremos mostrando o reconhecimento do Governo do Estado e abrir possibilidade de mais recursos para dar continuidade a esse movimento tão importante e que tem gerado tantos nos projetos em diversas áreas. Quero parabenizar a todos vocês que estão aqui hoje, que colaboram com o desenvolvimento do ecossistema de CTI catarinense”, afirma o presidente da Fapesc.

Vencedores do Prêmio Inovação Catarinense
Agente de Inovação
1º Leandro Piazza dos Santos – 49 Educação Ltda – Florianópolis
2º Jacques Mick – UFSC – Florianópolis
3º Alexandre Gonçalves Dal Bó – DW Consultoria & Soluções em Química Ltda – Forquilhinha
Pesquisador(a) Inovador(a)
1º Dachamir Hotza – UFSC – Florianópolis
2º Oscar Rubem Klegues Montedo – Unesc – Criciúma
3º Flares Baratto Filho – FURJ – Joinville
Mestre(a) ou Doutor(a) Inovador(a)
1º Bianka Cappucci Frisoni – Univali – Balneário Camboriú
2º André Brito Salustiano – Udesc – Florianópolis
Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) Inovadora
1º Fernando Luiz Zancan – Satc – Criciúma
2º Vincenzo Francesco Mastrogiacomo – Unochapecó – Chapecó
3º Valdir Cechinel Filho – Univalli – Itajaí
Inovação em Produto
1º Rubens Marschalek – Epagri – Itajaí
2º Alexandre Bach Trevisan – Casan – Florianópolis
3º Angela Malheiros – Emulsicare Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda – Itajaí
Inovação em Processos de Negócio
1º Rafael Celuppi – Kemia Tratamento de Efluentes Ltda – Chapecó
2º Dylan Thomas Amandio – Apidae Consultoria Técnica Ltda – São José
Inovação de Impacto Socioambiental
1º Gustavo Francisco Zenaro – Gustavo Francisco Zenaro – MyVos – Joaçaba
2º Tatiane dos Santos Leal – Fundação Inoversasul – Tubarão
3º Maitê Sant’ana Vieira – Sanapp – Gestão Inteligente de Ativos de Saneamento Ltda – Florianópolis
Mulher Inovadora Catarinense
1º Flávia Vanelli – Indústria e Prestadora de Serviços Ratorói – Jaraguá do Sul
2º Patricia Zigoski Uchoa – Nório Nanotecnologia Ltda – Joinville
3º Luciana Flor Correa Felipe – Luciana Flor Correa Felipe – Tubarão
Prêmio é entregue desde 2008 pela Fapesc
Criado pela Lei Catarinense de Inovação nº 14.328/2008, o Prêmio Catarinense de Inovação – Professor Casper Erich Stemmer reconhece pessoas, empresas e instituições que se destacam por converter conhecimento em inovação — com produtos, processos e serviços já implementados e que contribuem para avanços significativos em diversas áreas da sociedade catarinense.
A honraria leva o nome de Caspar Erich Stemmer (1930-2012), uma figura notável na inovação e desenvolvimento educacional e tecnológico no Brasil. Nascido em Novo Hamburgo (RS), formou-se engenheiro pela Universidade do Rio Grande do Sul e fez especialização na Alemanha.
Em Santa Catarina, foi fundamental na criação e aprimoramento do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), introduzindo inovações pioneiras na educação. Mais tarde, foi reitor da UFSC (1976-1980), expandindo significativamente a universidade. Nacionalmente, atuou em programas estratégicos do Governo Federal e recebeu inúmeras honrarias, incluindo a Ordem Nacional do Mérito Científico. Deixou um legado significativo na educação e na ciência brasileira.



Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (49) 98878-7828