Com o apoio da Fapesc, projeto torna público informações e dados socieconômicos e de inovação

Publicado em 16/10/2023

plataforma do Observatório Pollen Parque, de Chapecó, que oferece dados socioeconômicos e de inovação de diversos municípios catarinenses, conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), desde o nascimento do projeto, em 2017. Atualmente, o Observatório oferece serviços como mapeamentos de ecossistemas de empreendedorismo e inovação de municípios, colabora com cursos de graduação e pós-graduação e órgãos governamentais e desenvolve pesquisas personalizadas.

Foto: Milena Nandi/Fapesc

A ideia do Observatório surgiu a partir da dificuldade em encontrar dados econômicos do Oeste Catarinense de fácil entendimento e reunidos em um só lugar, sentida pela professora Caroline Dallacorte, no período em que desenvolvia sua dissertação de mestrado na Universidade Comunitária de Chapecó (Unochapecó). Foi então que ela e o seu orientador, professor doutor Claudio Jacoski, pensaram e desenvolveram o projeto de um observatório que buscasse informações, compilasse os dados e apresentasse de forma prática e segura para a comunidade.

O projeto saiu do papel por meio do fomento recebido pelo Programa de Apoio a Grupos de Pesquisa das Instituições do Sistema Acafe. E as atividades atuais seguem com fomento Fapesc, via Programa de Apoio a Pesquisa de Observatórios do Sistema Catarinense de Ciências, Tecnologia e Inovação Catarinense (CTI-SC). Para o coordenador do Observatório, Maurício Leite, a fundação não teve apenas um papel importante na viabilização do projeto, mas como na continuidade do trabalho, “A participação da Fapesc é extremamente importante no dia a dia do Observatório, pois permite a manutenção de pesquisadores e prestadores de serviços, trabalhando em prol da produção de informações e dados confiáveis que são disseminados para a população em geral”, afirma.

O coordenador salienta a importância do serviço prestado para a sociedade, uma vez que as informações fornecidas podem colaborar com o planejamento e com a tomada de decisão do poder público e de diversos setores da sociedade. “Na plataforma do Observatório Pollen, os usuários encontrarão dados e ferramentas interativas e robustas para entender os setores econômicos e ambientes de negócios regionais, a fim de melhorar as instituições e localizar parceiros apropriados em todo o estado”, pontua.

O Observatório está vinculado e desenvolve suas atividades no Pollen Parque Científico e Tecnológico, em Chapecó. Possui parcerias com Unochapecó; Prefeitura de Chapecó; Associação Empresarial de Chapecó (Acic); Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec); Associação Catarinense de Tecnologia (Acate); Desbravalley; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ministério Público de Santa Catarina; Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom); Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) e Prefeituras do Oeste catarinense.

Foto: Milena Nandi/Fapesc

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (49) 98878-7828