Com o apoio da Fapesc, projeto torna público informações e dados socieconômicos e de inovação

Publicado em 16/10/2023

plataforma do Observatório Pollen Parque, de Chapecó, que oferece dados socioeconômicos e de inovação de diversos municípios catarinenses, conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), desde o nascimento do projeto, em 2017. Atualmente, o Observatório oferece serviços como mapeamentos de ecossistemas de empreendedorismo e inovação de municípios, colabora com cursos de graduação e pós-graduação e órgãos governamentais e desenvolve pesquisas personalizadas.

Foto: Milena Nandi/Fapesc

A ideia do Observatório surgiu a partir da dificuldade em encontrar dados econômicos do Oeste Catarinense de fácil entendimento e reunidos em um só lugar, sentida pela professora Caroline Dallacorte, no período em que desenvolvia sua dissertação de mestrado na Universidade Comunitária de Chapecó (Unochapecó). Foi então que ela e o seu orientador, professor doutor Claudio Jacoski, pensaram e desenvolveram o projeto de um observatório que buscasse informações, compilasse os dados e apresentasse de forma prática e segura para a comunidade.

O projeto saiu do papel por meio do fomento recebido pelo Programa de Apoio a Grupos de Pesquisa das Instituições do Sistema Acafe. E as atividades atuais seguem com fomento Fapesc, via Programa de Apoio a Pesquisa de Observatórios do Sistema Catarinense de Ciências, Tecnologia e Inovação Catarinense (CTI-SC). Para o coordenador do Observatório, Maurício Leite, a fundação não teve apenas um papel importante na viabilização do projeto, mas como na continuidade do trabalho, “A participação da Fapesc é extremamente importante no dia a dia do Observatório, pois permite a manutenção de pesquisadores e prestadores de serviços, trabalhando em prol da produção de informações e dados confiáveis que são disseminados para a população em geral”, afirma.

O coordenador salienta a importância do serviço prestado para a sociedade, uma vez que as informações fornecidas podem colaborar com o planejamento e com a tomada de decisão do poder público e de diversos setores da sociedade. “Na plataforma do Observatório Pollen, os usuários encontrarão dados e ferramentas interativas e robustas para entender os setores econômicos e ambientes de negócios regionais, a fim de melhorar as instituições e localizar parceiros apropriados em todo o estado”, pontua.

O Observatório está vinculado e desenvolve suas atividades no Pollen Parque Científico e Tecnológico, em Chapecó. Possui parcerias com Unochapecó; Prefeitura de Chapecó; Associação Empresarial de Chapecó (Acic); Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec); Associação Catarinense de Tecnologia (Acate); Desbravalley; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ministério Público de Santa Catarina; Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom); Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) e Prefeituras do Oeste catarinense.

Foto: Milena Nandi/Fapesc

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (49) 98878-7828

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support