Gestores da Fapesc apresentaram Programa Tecnova 3, que terá recursos de mais de R$ 30 milhões (Fotos: Milena Nandi/Fapesc e Assessoria Ágora Tech Park)

O Circuito Tecnova passou por mais dois municípios catarinenses nesta semana, levando informações sobre o Programa Tecnova 3 aos empreendedores. Nesta quarta-feira, 10, gestores da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) estiveram em Joinville, no Norte, e em Videira, no Meio Oeste, para apresentar o edital 11/2024, que dará fomento superior a R$ 30 milhões para projetos de inovação em micro, pequenas e médias empresas.

O roteiro de divulgação do Programa Tecnova 3 desta semana encerrará em Criciúma, no Sul do estado, com evento para empreendedores às 9 horas, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). O Circuito Tecnova iniciou no dia 5 de abril, com participação dos municípios de Luzerna, Herval D´Oeste, Joaçaba e Caçador, ambos no Meio Oeste, e seguirá nas próximas semanas visitando instituições de ensino superior e centros de inovação localizados nas diversas regiões do estado.

O Tecnova é um programa de apoio à inovação promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em todo o Brasil. Em Santa Catarina, a Fapesc é responsável pela sua execução. Os recursos serão destinados para propostas de desenvolvimento de produtos, bens, serviços e processos inovadores. Os valores são provenientes do Governo do Estado e da Finep. Os interessados em submeter propostas no edital 11/2024 poderão fazer pelo sistema SIGFapesc até 27 de maio de 2024.

Joinville

O primeiro encontro do Circuito Tecnova no Norte do estado ocorreu em Joinville, nesta quarta-feira, 10, durante a programação do Finep Day. No evento com empreendedores, no Ágora Tech Park, foram apresentados 11 editais da Finep que estão abertos. Durante a programação do Finep Day, o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto e o gerente Regional Sul da Finep, Bruno Rodrigues Camargo, apresentaram o edital do Programa Tecnova 3 e tiraram dúvidas.

Camargo afirma que o Finep Day foi um sucesso, com um público expressivo demonstrando interesse nas linhas de apoio da Finep, em especial do Programa Tecnova 3. “Joinville é um polo extremamente relevante economicamente, com uma base industrial diversificada, que esteve presente no evento demonstrando muito interesse em conhecer as oportunidades disponibilizadas. Com certeza teremos muitas empresas catarinenses apoiadas e inovando com o apoio do Tecnova 3, com chamadas diretas da Finep ou mesmo projetos de financiamento de crédito”, afirma.

O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, reforça a importância desta divulgação do Programa Tecnova 3, que nesta oportunidade foi realizada pela Fapesc e pela Finep. “O Circuito Tecnova está sendo muito produtivo, pois conseguimos apresentar o edital e tirar dúvidas dos empreendedores. Temos percebido interesse dos empreendedores em conhecer o programa, tirar dúvidas e participar. Conseguimos mostrar a descentralização do Governo do Estado da cidade de Florianópolis, e levar para todos os polos do estado esse incentivo e fomento do Governo do Estado e da Finep”.

Videira

O Meio Oeste catarinense recebeu mais um encontro do Circuito Tecnova nesta quarta-feira, 10, no Centro de Inovação Videira – Dante Martorano. No local, a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Valeska Tratsk, apresentou o edital do Programa Tecnova 3 e tirou dúvidas dos empreendedores.

Segundo ela, o Circuito Tecnova tem o objetivo de levar ao empreendedor catarinense informações importantes sobre a possibilidade de subvenção econômica para a área de inovação. “Estivemos em Videira e percebemos um interesse de empreendedores da região em conhecer melhor o edital para submeter propostas. Interessante apontar também que vários dos participantes do Circuito Tecnova em Videira já tiveram, em algum momento do seu negócio, o apoio da Fapesc, via editais de fomento”, comenta Valeska.

Programa Tecnova 3

A chamada pública é aberta para a participação de empresas que faturaram de zero até R$ 16 milhões em 2023. No Tecnova 3, Santa Catarina, ao lado do Paraná, possui o maior orçamento do Brasil para o programa (cada um com subvenção econômica de R$ 30.120.000,00). O valor desta edição é maior que a soma dos dois editais anteriores em Santa Catarina.

Juntos, o Tecnova 1 e 2, beneficiaram 80 projetos de empresas com sede em Santa Catarina. Para a terceira edição, o número de propostas selecionadas também aumentou, podendo chegar a 60. Outra novidade do programa em 2024 é que além do valor de subvenção econômica principal, cada empresa poderá optar por receber recursos de até R$ 75 mil para investir em aceleração e até R$ 27 mil para utilizar em projetos de internacionalização.

Os projetos submetidos para o processo de seleção do Programa Tecnova 3 devem solicitar valores de, no mínimo, R$ 477 mil e, no máximo, R$ 702 mil – esses valores contemplam os recursos de aceleração e de internacionalização. As empresas beneficiadas darão um percentual mínimo de contrapartida, de acordo com a sua receita operacional bruta em 2023.

Confira o edital Programa Tecnova 3

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br