Chapecó sedia seminário sobre Energias Renováveis

O mundo está consumindo cada vez mais energia elétrica. Por essa razão, precisamos pensar em formas mais sustentáveis de produção. Pensando nisso, o 1º Seminário Internacional de Energias Renováveis reuniu cerca de 700 pessoas em Chapecó para debater o tema. O evento aconteceu nesta terça (06/06) e quarta-feira (07/06), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, e contou com palestrantes do Brasil e do exterior.
A Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER) promoveu o Seminário com o objetivo de disseminar novas formas de produção energética e que colaborem com o meio ambiente. Também apoiaram o evento a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), empresas, universidades e outras instituições.

Conforme o presidente da FCTER, Gilson Vivian, o Seminário buscou conscientizar o público sobre o tema. “O grande desafio é despertar nas pessoas a importância em se produzir novas formas de energia, para que possam cada vez mais se beneficiar delas. Essa é uma forma de fazer a diferença no mundo em que vivemos”, acrescenta o empresário.
Durante os dois dias de programação, o público pôde participar de oito palestras, cada uma delas ofertada com a parceria de uma universidade apoiadora. A participação do professor Mario Nicotera, da Itália, teve o apoio da Unochapecó. Na noite de terça-feira, ele trouxe ao público informações sobre o mercado fotovoltaico na Europa.
Para o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Universidade, professor Cristiano Zimmermann, é fundamental conhecer novas formas de produção energética, visando a busca pela economia e pelo cuidado com o meio ambiente. “Nesse evento participaram pesquisadores, engenheiros e empresas que atuam no ramo de fontes renováveis de energia. Foi uma grande oportunidade para a comunidade acadêmica debater sobre o tema, conhecer o que está sendo produzido e também o que está disponível no mercado desse segmento”. Além das palestras, o evento contou com stands de universidades e empresas apoiadoras do Seminário.
 
Sobre a Fundação
A FCTER é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como parceiros apoiadores as organizações públicas e privadas, instituições de ensino superior públicas, comunitárias e privadas, instituições de pesquisa, empresas privadas e associações de entidades de classe. A Fundação tem suas ações voltadas ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação.
 
Fonte: UNOCHAPECÓ

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support