Centro de Inovação de Lages recebe primeiro evento

O recém-aberto Centro de Inovação Tecnológica, localizado no Orion Parque, sediou o encontro dos diretores e coordenadores do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas empresas (Sebrae/SC) nos dias 30 de junho e 1 de julho. Uma semana depois da inauguração do centro – cujo nome presta homenagem ao ex-governador e ex-senador Luiz Henrique da Silveira –, o Sebrae foi o primeiro a realizar uma reunião de trabalho no empreendimento.
sebrae orion parque
“Convidamos os nossos coordenadores de todas as regiões para que eles pudessem vir testemunhar essa bela obra inovadora”, disse Carlos Guilherme Zigelli, superintendente do Sebrae/SC.
No dia 24 de junho, o governador Raimundo Colombo havia inaugurado o que se tornou o primeiro dos 13 Centros de Inovação e Tecnologia a serem concluídos em Santa Catarina para promover a competitividade e fomentar negócios na economia regional.  Outras 12 cidades devem ter estruturas semelhantes: Chapecó, Jaraguá do Sul, Joaçaba, São Bento do Sul e Tubarão, com obras em torno de 60% concluídas; Itajaí, com 17%; Blumenau, no início das obras; Brusque e Criciúma, que serão licitados em breve; e Florianópolis, Joinville e Rio do Sul, ainda em fase de definição.
“A exemplo da criação das universidades regionais que trouxe para o interior a oportunidade de qualificação, essa ação é uma decisão histórica. Os Centros de Inovação chegam com essa mesma proposta: de trazer qualidade de vida, de modernizar a economia e fortalecer o modelo catarinense de distribuição demográfica que faz toda a diferença em favor do estado e que garante oportunidades iguais a todos os cidadãos”, disse o governador.

lages_-_centro_de_inovacao_20160624_1126559587 - julio cavalheiro - secom
Raimundo Colombo, o reitor da UDESC, Prof. Marcus Tomasi, e o presidente da FAPESC, Prof. Sergio Gargioni, assinam termo aditivo que prorrogou, até 31 de março de 2019, a vigência de uma parceria que já deu origem a dois editai PAP (Programa de Apoio à Pesquisa). Gargioni também assinou termo de compromisso que garante repasse aos pesquisadores da Mesorregião Serrana que tiveram seus projetos de fomento aprovados na última edição do Sinapse da Inovação, programa que transforma ideias em negócios.

 
Orion Parque
A obra conta com quatro mil metros quadrados de área construída. São 35 salas para instalar empresas, mais espaços para coworking e áreas comuns. Além das empresas instaladas, outras poderão utilizar a estrutura para capacitações e consultorias ocasionais.
A estrutura de Lages conta com investimentos de R$ 6,5 milhões. Já para a construção do conjunto de centros, serão destinados R$ 50 milhões do programa Pacto por Santa Catarina.
De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, os Centros de Inovação foram distribuídos entre as cidades mais representativas do PIB catarinense. “Identificamos polos regionais que tenham a capacidade de trazer a sociedade para a cultura da inovação, revigorar, fortalecer e deixar a economia catarinense ainda mais pronta para o futuro”, explicou.
Os centros têm a missão de promover a cultura inovadora e empreendedora, conectar pessoas e capacitar os agentes de inovação. Além disso, acomoda empreendedores inovadores, profissionais liberais, startups e laboratórios, sempre por tempos limitados. Em seu período de passagem pelo centro, o empreendedor recebe assessoria para desenvolver, prototipar, produzir e comercializar seu produto, processo ou serviço com alto valor agregado. São oferecidos espaço físico, infraestrutura tecnológica e um leque de serviços compartilhados para o empreendedor a fim de qualificar, facilitar e acelerar o desenvolvimento de negócios inovadores.
Fonte: Catarinas Assessoria em Comunicação, Secom e Coordenadoria de Comunicação da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support