Bolsistas brasileiros poderão concorrer ao Famelab

O CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e parceiros como o Conselho Britânico lançaram no dia 9 de fevereiro uma Chamada de Propostas para identificar e apoiar estudantes interessados em participar de uma competição internacional de Comunicação Científica, a FameLab. Como membro do CONFAP, a FAPESC apoiará a presença de até dez bolsistas na etapa nacional do concurso.
“O apoio será concedido a bolsistas de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas e Engenharias, vinculados a Instituições de Ensino do Estado de Santa Catarina e  que apresentem fluência na língua inglesa”, disse Caroline Seibert, Assessora de Cooperação Internacional FAPESC/CONFAP.
Os candidatos devem enviar um vídeo com a apresentação oral de um tema científico, sem recurso a dispositivos eletrônicos (como Power Point), edição ou efeitos especiais. O vídeo deve ser apresentado em inglês e português, com duração máxima de 3 minutos para cada versão.
 
Um painel de jurados composto por cientistas e especialistas em comunicação, vai selecionar 20 candidatos para a segunda fase. Nesta etapa, os participantes deverão apresentar os temas científicos ao vivo para público e júri. Por fim, 10 pesquisadores serão escolhidos para a grande final e passarão por um workshop exclusivo de comunicação científica com especialistas britânicos.
 
A final nacional do FameLab será realizada em 28 de abril e aberta ao público. O vencedor vai representar o Brasil na final internacional do evento, que reúne cientistas de diversos países e acontece entre 6 e 11 de junho em Cheltenham, na Inglaterra.
 
Sucesso em todos os países onde está presente, o FameLab foi idealizado para promover o diálogo entre cientistas e o público leigo, incentivando o desenvolvimento das competências de comunicação entre pesquisadores. O concurso foi lançado em 2004 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e está presente em 32 países. Tem como objetivos promover a aproximação entre cientistas e público em geral e incentivar o desenvolvimento de competências entre pesquisadores. No Brasil, o concurso acontece pela primeira vez em 2016, em parceria com a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Acesse: www.britishcouncil.org.br/famelab
Além do CONFAP, promovem a chamada do Conselho Britânico a FAPESP e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
SOBRE A FAPESP
Criada em 1962, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) está entre as mais importantes agências de fomento à Ciência e Tecnologia do Brasil. Mantida pela transferência de 1% das receitas tributárias do Estado de São Paulo, a FAPESP apoia projetos de pesquisa científica e tecnológica propostos por pesquisadores ligados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado, em todas as áreas do conhecimento. A seleção é feita com base na revisão por pares (peer review), metodologia que usa pareceres de pesquisadores brasileiros e estrangeiros não vinculados à Fundação como base para decisões.
 
SOBRE O CNPQ
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comuinicações (MCTIC), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.Criado em 1951, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.
 
SOBRE O BRITISH COUNCIL
O British Council é a organização internacional sem fins lucrativos do Reino Unido para
relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a trocade experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros comogovernos, organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Informações: http://www.britishcouncil.org.br
 
SOBRE O CONFAP
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo melhor articular os interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa. Criado oficialmente em 2006, o Conselho agrega fundações de 25 estados, mais o Distrito Federal.
Mais informações em www.fapesp.br.
Fonte: FAPESC e Agência Galo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support