Termina dia 19 de agosto, em Balneário Camboriú, o XVII Congresso Sul-Brasileiro de Medicina Intensiva, promovido pela Sociedade Catarinense de Medicina Intensiva e UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense), com apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS.
Esta edição tem como tema o Paciente no Centro da Atenção e está reunindo especialistas nacionais e internacionais para debater o cuidado do paciente criticamente enfermo e apresentar resultados da pesquisa desenvolvida nesse setor. O evento é interdisciplinar e abordará temas que auxiliem os profissionais nas diversas áreas de atuação, oferecendo subsídios para o desenvolvimento das atividades voltadas para a consciência de segurança e qualidade, aperfeiçoamento e integração, beneficiando o paciente como foco da assistência.
A abertura oficial do evento ocorreu às 19h de quinta-feira (17), e durante todo o dia foram realizados três cursos pré-congresso: Cuidados paliativos em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), Ultrassonografia, e Doação e Transplantes. O objetivo do evento é oportunizar a apresentação de produtos, tecnologias e serviços, para agregar qualidade e segurança na assistência ao paciente gravemente enfermo, além de incentivar o fortalecimento dos vínculos e o estabelecimento de novos contatos entre pesquisadores e profissionais da área.
Na programação estão previstas conferências, mesas redondas, debates multiprofissionais, visita a expositores e simpósios satélite. “O Congresso Sul Brasileiro de Medicina Intensiva é um evento já consolidado no cenário da terapia intensiva nacional, iniciado há mais de três décadas e realizado a cada dois anos, por uma das três regionais sul da AMIB, a Associação de Medicina Intensiva Brasileira, com apoio das duas demais”, diz o presidente do XVII Congresso Sul Brasileiro de Medicina Intensiva, Roque Angerami. A programação completa pode ser consultada neste link.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC