Memória e prestação de contas
O Balanço de Gestão foi criado para dar transparência aos editais de chamada pública lançados entre 2019 e 2022. Neste documento, todos os 159 editais estão divididos em sete eixos temáticos:
- Ciência e Pesquisa
- Tecnologia e Inovação
- Eventos em CTI
- Bolsas
- Internacionalização
- Covid-19
- Prêmios
Nesta versão reduzida, publicada em dezembro de 2022, vamos apresentar os valores dos investimentos disponibilizados, ano a ano.
No documento é possível conhecer ainda as cidades que foram contempladas com projetos, bolsas e prêmios; comparar o gênero dos coordenadores de projetos e mensurar o número de instituições catarinenses beneficiadas e os projetos contratados.
Sem dúvidas, mais uma demonstração da consolidação da Fapesc como uma instituição de referência em ciência, tecnologia e inovação.
Palavra do Presidente
Transparência com amparo e inovação
Ao longo dos últimos quatro anos, em parceria com todos os atores do Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) alcançou a marca de 159 editais de chamadas públicas, resultando em programas de apoio e, por consequência, projetos de pesquisas, novas startups e produtos inovadores que chegam a todos os catarinenses. Buscamos ouvir os anseios dos pesquisadores e empreendedores e gerar oportunidades assertivas para o desenvolvimento das pessoas e das instituições e regiões do Estado de Santa Catarina.
A transparência na aplicação dos recursos públicos em Ciência, Tecnologia e Inovação é o principal fator para a elaboração do Balanço de Gestão 2019-2022. As próximas páginas
trazem dados que retratam como é utilizado o investimento e como ele retorna à sociedade, mostrando a forma de amparo e a inovação transversal aplicada para geração de tecnologia, oportunidades, conhecimentos e formação de pessoas.
Queremos manter o diálogo aberto e constante com você, cidadão catarinense, e apresentar os programas, investimentos, projetos e ações realizadas no ecossistema de CTI de Santa Catarina, assim como os resultados e impactos do trabalho dos pesquisadores, professores, estudantes, gestores e empreendedores em nosso Estado, aos quais aproveito para parabenizar e agradecer. Nada teria acontecido sem o envolvimento e comprometimento destas pessoas incríveis, que tem, na CTI, seu fator norteador.
Agradeço, também, nossas universidades, nossas escolas e entidades representativas que primam pela formação das pessoas e pelo desenvolvimento econômico e social de nosso estado.
Investir em Ciência, Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação permite apoiar a formação de pessoas, a geração de novos negócios e produtos, projetos e programas, estabelecer parcerias e fomentar investimentos. Amparar as universidades, as instituições e os talentos é nosso dever, assim como promover a geração de conhecimentos e soluções. Buscamos plantar sementes em solo fértil para inspirar os jovens e motivar mais pessoas para adentrar no mundo da ciência, pesquisa, tecnologia e inovação. Impactar na qualidade de vida e nas oportunidades daqueles que vivem e escolheram viver em Santa Catarina faz parte de nossas atitudes e ações.
Agradeço com todo meu carinho a toda equipe da Fapesc, e, em seu nome, agradeço a dedicação e as contribuições das pessoas e instituições que fazem ciência, negócios, gestão e inovação em Santa Catarina.
Fábio Zabot Holthausen – presidente da Fapesc