Publicado em 31/08/2023

Um aplicativo colaborativo voltado ao estudo, conservação e reconhecimento de espécies de macrofungos da América do Sul foi desenvolvido por pesquisadores de Santa Catarina com base na Inteligência Artificial. O projeto do grupo MIND.Funga, coordenado pelo Laboratório de Micologia (Micolab), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Equipe em trabalho de campo – Foto: Divulgação/Fapesc

Para documentar a diversidade destes organismos, os registros científicos também podem ser realizados por meio de fotografias. Para isso, o app desenvolvido pelos pesquisadores catarinenses, em parceria com a equipe do Laboratório Lapix da UFSC, emprega uma técnica de Inteligência Artificial capaz de fazer um reconhecimento visual.

“Os fungos são essenciais para a vida em nosso planeta. Mesmo que nem sempre notemos, eles são parte importante do nosso cotidiano. No entanto, mais de 90% das espécies são desconhecidas pela ciência, e sabemos que muitas podem estar ameaçadas de extinção”, destaca o coordenador do projeto, Elisandro Ricardo Drechsler-Santos.

Equipe em trabalho de campo – Foto: Divulgação/Fapesc

Além de utilizados na fabricação de medicamentos e na alimentação, como queijos, pães, vinhos e cervejas, os fungos estão envolvidos em processos-chave nos ecossistemas naturais. Eles são os principais decompositores da matéria orgânica e, depois dos insetos, é o grupo mais diverso de organismos do planeta.

Como funciona o MIND.Funga App

Quem quiser participar, coletando fotos e contribuindo para o acervo de imagens, pode ainda se especializar com as dicas do e-book gratuito Protocolo de Captura de Imagens de Macrofungos. O guia oferece orientações básicas, desde a preparação do cenário, ângulos que devem ser fotografados, até informações sobre o desenvolvimento do aplicativo e o reconhecimento de espécies com uso da Inteligência Artificial.

Macrofungo Ophiocordyceps dipterigena – Divulgação/Fapesc

O MIND.Funga App está em fase de teste, e logo será lançado oficialmente. A última versão utiliza a base de imagens do projeto, com fotografias coletadas por pesquisadores de diferentes universidades e também por muitos naturalistas amadores. Para participar, envie um e-mail para: mind.funga@gmail.com.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Nanda Gobbi / nanda.gobbi@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 98802-5794