Considerada por especialistas como a maior revolução industrial de todos os tempos, a Nanotecnologia acaba de ganhar uma contribuição importante em sua história. O API.nano – Arranjo Promotor de Inovação em Nanotecnologia, iniciativa da Fundação CERTI, de Florianópolis, lançou este mês o livro inédito “Nanossegurança: Guia de Boas Práticas em Nanotecnologia para Fabricação e Laboratórios”, cujo projeto foi financiado pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Resultado de um ano de trabalho de pesquisa, a obra reúne o que existe de mais atual sobre o assunto, pensamentos e informações que se encontram dispersos em livros, relatórios e normas internacionais.
Apesar de a Nanotecnologia estar no início de seu desenvolvimento, Santa Catarina já é reconhecida nacionalmente como o estado com maior concentração de empresas desse setor. De acordo com levantamento realizado pelo API.nano, com apoio do MDIC/SEBRAE, existem 90 empresas de Nanotecnologia no Brasil e destas, 26 são catarinenses. No entanto, ainda são praticamente inexistentes as discussões da sociedade a respeito do tema, e tampouco há um consenso mundial e legislação para regular nanomateriais no mundo. Foi com a intenção de preencher esta lacuna e balizar o entendimento e desenvolvimento da Nanotecnologia que surgiu a ideia do livro.
O Secretário Executivo do API.nano e um dos autores do Guia de Boas Práticas, Dr. Leandro Berti, destaca que a obra busca evidenciar o paradigma Safety by Design (Segurança obtida pelo Projeto) mostrando as melhores rotas de desenvolvimento e produção de nanomateriais, dentro de um ambiente seguro e com o mínimo de impacto ambiental. A publicação, que é centrada no conceito da Nanossegurança, apresenta técnicas práticas reconhecidas e os mais modernos métodos de produção e caracterização de nanomateriais. O livro também serve como ferramenta para a orientação na formação de políticas públicas e de marcos regulatórios, nos âmbitos de pesquisa, uso, produção e fabricação de nanomateriais em geral.
Com uma linguagem técnica e didática, o livro apresenta definições acessíveis a qualquer interessado em saber o que é Nanotecnologia, quais suas possíveis aplicações e como facilita nossas vidas. “A Nano parece uma tecnologia distante para alguns, mas na verdade está mais presente na vida das pessoas do que se imagina. É a ‘engenharia da vida’, está na natureza, no DNA humano e em muitas coisas que usamos todos os dias – sabão, cimento, algodão-doce, em chip de celular e até na poeira espacial”, explica Dr. Berti.
A obra contempla um público abrangente e é aplicável tanto na indústria quanto na academia. Seu conteúdo é recomendado para alunos do ensino médio à pós-graduação, empresas que já trabalham com Nanotecnologia e para aquelas que querem começar no ramo, gestores, professores que buscam fonte de referência, e todos os interessados em aprofundar-se no tema. A publicação já está disponível nas melhores livrarias no Brasil e a versão online pode ser adquirida em livrarias virtuais, como Amazon Brasil, Saraiva, Cia dos Livros, Livraria Bela Vista, Empório do Livro e Eba! Livros.
Nanossegurança: Guia de Boas Práticas em Nanotecnologia para Fabricação e Laboratórios
Autores: Leandro Antunes Berti; Luismar Marques Porto
Mais sobre os autores principais:
Leandro Antunes Berti, Secretário Executivo do API.nano, uma rede que congrega empresas e instituições para o desenvolvimento sustentável da Nanotecnologia no Brasil, proposta e coordenada pela Fundação CERTI. Possui experiência em negociação internacional, contratos, licenciamento e gestão de projetos de inovação; Diretor Executivo da Advanced Nanosystems, empresa que desenvolve nanofluidos inteligentes; Pós-doutor em Nanobiotecnologia no InteLAB, UFSC, em Santa Catarina; Doutor em Nanotecnologia pela The University of Sheffield – Inglaterra, com o tema Dinâmica da Movimentação de Nanodispositivos (Nanorobôs) em Nanoescala; Graduado em Eng. da Computação pela UNIVALI, em Santa Catarina.
Luismar Marques Porto, Professor Titular na Engenharia Química da UFSC, Pós-doutor em Biologia Sistêmica pelo MIT, USA (2008), Pós-doutor em Engenharia Genômica, pela The University of Queensland, Austrália (2002), Doutor em Engenharia Química, pela Northwestern Univesity, USA (1989), supervisor do Laboratório de Tecnologias Integradas – inteLAB (Engenharia Genômica e Engenharia Tecidual) na UFSC, em Santa Catarina. Sócio cotista da BIOCELLTIS LTDA, empresa que desenvolve e comercializa peles de celulose bacteriana para substituir pele em queimaduras críticas. Atuou também como chefe do departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem larga experiência na área de Nanobiotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia Sistêmica, Engenharia Genômica e Engenharia Metabólica e Tecidual.
Fonte: Marcela Borges – Fundação Certi